Você tem muita ou pouca inveja ? Ou não tem? Eu tenho um pouco. Mas me livro dela rapidinho.

+6 votos
31 visitas
perguntou 19 Out em Educação por Djavi (30,797 pontos)
Inveja ou invídia[1][2], é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva, perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser).

A inveja pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual. Além disso, pode ser considerada um sintoma em certos transtornos de personalidade, como na Síndrome de Borderline, no Transtorno de Personalidade Passivo-Agressiva e no Transtorno de Personalidade Narcisista.[3]

A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição católica (CIC, número 1866).

7 Respostas

+1 voto
respondida 19 Out por Cacau (17,547 pontos)
selecionada 21 Out por Djavi
 
Melhor resposta
A inveja é um pecado capital porque é pior que a cobiça. O invejoso não deseja o que é do outro, deseja apenas que o outro não tenha o que tem. Não seja o que é.
comentou 19 Out por Djavi (30,797 pontos)
Apertou a minha mente. Não sejo não, kkkkkkkkkkkkkkkkk
+1 voto
respondida 19 Out por Dilma Xanuda (36,037 pontos)
Eu não tenho inveja
comentou 19 Out por Djavi (30,797 pontos)
E ambição? Eu tenho também. É bom te-los. Significado de Ambição
substantivo feminino
Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc; cobiça: só conseguiu ser rico porque sempre teve ambição.
Obstinação intensa para conseguir determinado propósito; vontade de alcançar sucesso; pretensão.
comentou 19 Out por Dilma Xanuda (36,037 pontos)
É isso ae man
+1 voto
respondida 19 Out por Mađ (13,101 pontos)
Raramente sinto inveja de alguma coisas, mas às vezes sinto. Só que logo ela passa. Não procuro alimentar esse sentimento.
+1 voto
respondida 19 Out por Drii o mendigo (4,574 pontos)
Muita do Gerard Piqué

isso porque amo de mais a Shakira
comentou 19 Out por Djavi (30,797 pontos)
Mia Kalifa.
+1 voto
respondida 19 Out por kevin (25,989 pontos)
sempre se tem um pouco, mas a gente engole rapidinho.
+1 voto
respondida 19 Out por tarantino (26,597 pontos)
não tenho inveja de ninguém.
+1 voto
respondida 19 Out por Ana Flor (13,802 pontos)
editado 19 Out por Ana Flor
Teria inveja de pessoas top of mind kkkk Pessoas grandiosas, a best of the best. As que estão no nível igual ou um pouco acima de mim, ou que só  depende de mim para alcançar, Graças  a Deus NÃO.  

E definitivamente a inveja não é algo que seja característica minha, posso até ter porém algo raro. Que eu me lembre, tenho duas invejinhas boas  porque minha inveja é por admiração,  analisando as que tive.

A primeira é a relação de casamento que uma pessoa tem de amor. E mesmo assim não desejo o casamento dela e nem o marido. Quero viver algo parecido com uma pessoa destinada por Deus para mim. Porque toda minha visão de relacionamento perfeito vem dessa relação real.

E tem um outro, que diz respeito a qualidade de vida. É uma pessoa que não vive no meio que vivo e nem nos ambientes que frequento. Inclusive  virtual.  Amo ver a vida dessas pessoas.  Ach uma vida real de conto de fadas. rsrs Admiro tanto que desejo que nunca se acabe, porque acredito na  vida linda aqui nesse planeta. É como se existindo me fizesse ver que posso alcança e não existindo parece que não  existe, óbvio. E me deixaria triste e depressiva, achando que o planeta terra não há nada de bom. Por isso é uma "inveja" muito mais voltada a admiração.

Porém já houve quem quisesse que eu fosse público de inveja. Isso jamais. Quando uma pessoa me faz mal ou não  admiro, não  existe inveja certa. Deixo apenas se iludir que tenho.

bjs
comentou 19 Out por Djavi (30,797 pontos)
Isso não chega a ser uma inveja doentia é sadia. Algo bem longe de  ser inveja.
comentou 19 Out por Ana Flor (13,802 pontos)
Primeiramente, oi Djavi rsrs
Bem, não sei definir isso. Porque  é admiração e quando eu penso. Pixa, queria viver isso.Não  que o outro não  viva o que está  vivendo. Eu posso viver essas situações sem anular a existência  e a possibilidade que a pessoa que eu  admiro viva.

Já  tive um amigo no Yahoo,  por exemplo que eu amava que ele falasse  por MP dobre o amor dele e da namorada.  Sabe, eu dizia, esse amir lindo existe.   Me fazia bem ouvir  e não  perder a esperança  daquele amor encantado que eu sonhei para mim. E eu prnsava, quero no.meu univeeso viver isso.

Senti até falta quando a pessoa e eu perdemos o contato. Quando vejo essas coisas  lindas, eu coloco os pés  no chão  e sei que não  é  uma ilusão do meu coração.  Que existe.

bjs

Perguntas relacionadas

Seja bem vindo ao Gloove, o mais novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!

13,479 perguntas

94,642 respostas

39,650 comentários

462 usuários

...