Vale a pena financiar um apartamento pela Caixa Economica Federal, po 30 anos?

+5 votos
16 visitas
perguntou 5 Nov em Casa e Jardim por Djavi (30,460 pontos)

2 Respostas

+1 voto
respondida 5 Nov por Suicida (12,325 pontos)
selecionada 10 Nov por Djavi
 
Melhor resposta
Essa resposta é simples, direta e objetiva: Não compensa em nenhuma circunstância.

Agora uma breve explicação: A casa ou apartamento, são gastos passivos e isso significa que não darão retorno financeiro, apenas gastos, ou seja, não importa o valor final do apartamento ou da casa, você terá gastado o dobro e perdido boa parte do seu dinheiro e do seu tempo de trabalho.

~ Financiamento sempre irá dobrar o valor, pelo juro composto em média de 1,85% mensal e 15% acumulado anual. Porém sua renda salarial, tem aumento e valorização de 8% ou apenas 5% anual, contra uma inflação média de 7% até 10%, o que significa que cada ano que passar, sua despesa com a casa ficará em média, 3,85% maior, isso mensalmente, do que era nos meses anteriores no primeiro ano de pagamento das parcelas.

~ Esse mesmo dinheiro, compensa ser aplicado em um investimento de ativos, que irão dar rendimento mensal, bimestral, semestral ou anual, sempre acima da inflação acumulada, nesse caso sim, você conseguirá ter o valor de uma boa condição de vida, mesmo vivendo de aluguel por exemplo (o que aliás, pode calcular, sai bem mais barato viver 10 anos de aluguel, do que ter uma casa já paga no mesmo período, por incrível que pareça).

Resumindo, não comece um gasto passivo, que não seja realmente necessário, considerando que sempre encontraremos boas condições de aluguel, casa somente se puder pagar à vista.
comentou 5 Nov por Djavi (30,460 pontos)
Verdade. Mas para ter o rendimento de 2 anos em ativos. Terei que ter o valor de alugue, para 2 anos també. Ou seja terei de ter  algo que seja a soma de 2 anos de aluguem só de rendimentos para ter sucesso. E um bom capital.
Acredito que pagar um aluguem do próprio salário e investir o que sobras e ativos para em 2 ou mais anos ter uma estabilidade para assim financiar o pagamento dos alugueis com mais  tranquilidade enquanto o capital rende nos ativos.
Vou pensar no assunto  e acho que vou partir para o aluguel. Já que quero vender a minha casa própria. Vai dar certo a longo prazo. Obrigado, Suicida.
Bye.
comentou 5 Nov por Suicida (12,325 pontos)
Investimentos em ativos exigem dedicação e muito estudo sobre, hoje só tenho investimento comercial, estou iniciante em capital, seja na bolsa de valores ou em outros investimentos. O seu caso, por ter citado uma casa própria, o que poderia ser feito em minha opinião:

- Colocar a casa para alugar e pegar uma residência menor e de valor abaixo, da que você tem atualmente, porém que seja mais prática e mantenha boa qualidade de vida, sendo assim, ganhando mais do aluguel da sua residência, do que pagando de aluguel, já estaria aí, um investimento ativo.

- Se preferir um investimento mais conservador, fique com a casa própria e comece depositando mensalmente na corretora de valores, até atingir um capital que dê para mover entre 6 ações diferentes para mais, nunca gerencie menos de 6 ações ou aposte tudo em uma coisa só.
comentou 5 Nov por Djavi (30,460 pontos)
Eu trabalho com 15% para 2 anos de aplicação, em ativos do Governo c/ pouco desconto.
Tem mais pessoas envolvidas. Meus filhos também. Então vai dar certo os investimentos.  nos livraremos de uma vez dessa casa que temos e no futuro próximo compraremos outra. Parece que em outro Estado.
Obrigado pela orientação.
Bye.
+1 voto
respondida 5 Nov por KALEW (5,852 pontos)
Não entendo muito disso mais fico imaginando começar a pagar agora e só terminar quando eu tiver quase com 40 anos KKKKKKKKKK  É ruim em ?
comentou 6 Nov por Lole (11,497 pontos)
Vc tem quase 10 ? O.o

Perguntas relacionadas

+2 votos
2 respostas
+2 votos
1 resposta
+5 votos
5 respostas
+3 votos
2 respostas
+4 votos
10 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, o mais novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!

13,338 perguntas

94,023 respostas

39,439 comentários

459 usuários

...