Sabe alguma coisa sobre o Paganismo?

+5 votos
43 visitas
perguntou 29 Nov em Religião e Espiritualidade por Ágatha (1,901 pontos)
Então compartilhe seus conhecimentos com a gente :P

5 Respostas

+2 votos
respondida 29 Nov por ♫ƐÞĮCĄ♫♪♪ (1,161 pontos)
selecionada 1 Dez por Ágatha
 
Melhor resposta
Àgatha, acho que as cópias do Google deveriam ser mais sucintas. É ético citar as fontes.

Pra não deixar sua pergunta sem resposta:

O termo vem do latim pagus (campo) e paganus (pagão) significa “camponês” ou “rústico”. Como se refere originalmente, na antiguidade, ao povo rural traz referência às religiões politeístas e ligadas à natureza, tradições religiosas rurais e politeísmo.

Idade Média, houve a evolução do paganismo para religião cristã que se tornou oficial no Império, quando o catolicismo passou a tratar como “pagãos” romanos que continuavam fiéis às suas antigas religiões politeístas e não se convertiam ao cristianismo. Paganismo se tornou sinônimo de idolatria dos que não se convertiam ou não eram batizados.

Para saber mais...

https://www.infoescola.com/religiao/paganismo/
comentou 1 Dez por Ágatha (1,901 pontos)
Concordo, querida.  Você como professora, deve sentir na pele o que colagens extensas causam...rsrs
Beijos.
comentou 1 Dez por ♫ƐÞĮCĄ♫♪♪ (1,161 pontos)
Boa noite!
+2 votos
respondida 29 Nov por Don Quixote (4,348 pontos)
editado 29 Nov por Don Quixote
Em todas as Eras tem havido mulheres e homens cujas almas têm sido profundamente tocadas pela Natureza, pessoas para as quais as Estrelas falam do seu gracioso silêncio, para as quais a Lua não é só um corpo celeste, para as quais as plantas e os densos bosques são como as catedrais da alma. Pessoas que amam e respeitam a Natureza, tirando partido dela sem a destruir, pessoas que acreditam que homens e mulheres têm os mesmos direitos e se respeitam. Estes são os Pagãos.
Paganismo é uma forma de vida e é uma religião que tem as suas raízes na pureza da infinita variedade da Natureza, venerando a Divindade Feminina e o seu sagrado Masculino em todos seus aspectos. Um ser humano não se concebe só por um ser, é preciso o lado feminino e o masculino para a criação, ninguém nasce do nada, por isso quem nasce com o sentido Pagão nasce amando naturalmente a Deusa e o Deus seu consorte.
Os Pagãos respeitam todas as pessoas e todas as formas de vida como parte de um Todo sagrado. Cada mulher e cada homem é para um Pagão, um lindo e único ser. As crianças são amadas e honradas. Os bosques, as florestas e as clareiras são o lar dos animais selvagens e das aves, que são tratadas com respeito e carinho.
O Paganismo acentua a experiência religiosa pessoal. Nós procuramos a união espiritual com a Divindade através da harmonização com as correntes da Natureza e pela exploração do nosso próprio interior. Os nossos Ritos ajudam-nos a harmonizar com os ciclos naturais das mudanças das estações e a compreende-los, por isso ocorrem nos Equinócios, Solstícios e nos Pináculos, e nas fases da Lua e do Sol.
Podem-se encontrar uma grande variedade de Tradições dentro do nosso largo espectro e isto reflecte a variedade da nossa experiência espiritual. Todo o Pagão é Politeísta por natureza; alguns veneram Deuses e Deusas, enquanto que outros concentram-se numa Força Vital, e outros ainda são devotos de um casal cósmico – Deusa e Deus.
Nós celebramos nossas Divindades, e acreditamos que cada pessoa deve encontrar o seu lar espiritual de acordo com os ditames da tranquila voz interior da sua própria alma. Também por esta razão nós respeitamos todas as religiões sinceras, e não profetizamos nem procuramos convertidos.
Das outras fés e da sociedade em geral, nós só pedimos tolerância.

- Pagãos, também pode ser aquelas pessoas que são obrigadas a pagar impostos estorcivos do governo---rsrsrs
Abraços
comentou 29 Nov por Don Quixote (4,348 pontos)
Observação: Tudo que está transcrito acima, me foi dado pela Bruxinha mais simpática deste site... Porém, o último parágrafo é de minha pertença.
Uma suave e delicada noite a todas as bruxas e bruxos, duendes e todos espíritos da Natureza...
comentou 1 dia atrás por Lole (15,362 pontos)
Bonito o q escreveu. São as Wiccas.
+1 voto
respondida 29 Nov por Peregrino (1,516 pontos)
Já li sobre mitologia greco-romana e escandinava. Agora paganismo do tipo Asatru e Wicca eu nunca li.

Abraço.
comentou 30 Nov por ♫ƐÞĮCĄ♫♪♪ (1,161 pontos)
".Agora paganismo do tipo Asatru e Wicca eu nunca li."

Nem eu, rs
+1 voto
respondida 1 Dez por ⊹゚ᴱᵛʸnha * ⋆ (419 pontos)
Eu considero toda religião pagã!

kkkkk bisarro né!

pois então!

bjs
comentou 1 dia atrás por Lole (15,362 pontos)
Nada bizarro.
+1 voto
respondida 1 Dez por Lole (15,362 pontos)
editado 1 Dez por Lole
Paganismo é um termo amplo e geral dado as formas de espiritualidade panteístas, animistas, totêmica, de base xamanistícas e na maioria das vezes politeístas q são centradas nas forças da natureza.

O Paganismo não pode ser considerado uma religião, mas sim o pilar central q engloba o modo de vida, os conceitos espirituais e filosóficos nos quais todas as expressões religiosas focadas na natureza se apoiam para o desenvolvimento de seus fundamentos.

Assim, poderíamos dizer q qualquer religião centrada na terra e q nao encare o sagrado de forma transcendente e não seja monoteísta é Pagã.

Os estudiosos tem classificado o Paganismo em três subdivisões :
Paleopaganismo
Mesopaganismo
Neopaganismo .

Perguntas relacionadas

+5 votos
3 respostas
+6 votos
9 respostas
+6 votos
4 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, o mais novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!

15,025 perguntas

102,851 respostas

44,047 comentários

509 usuários

...