Não é triste que o Brasil seja um dos únicos países continentais com malha ferroviária tão pequena e sucateada?

+5 votos
24 visitas
perguntou 5 Jan em Política, Leis e Sociedade por Peregrino (5,421 pontos)
editado 5 Jan por Peregrino
Exatamente no dia 5 de Janeiro de 1955, os presidentes da Bolívia, Paz Estensoro, e do Brasil, Café Filho, inauguravam a linha férrea entre Corumbá no Mato Grosso do Sul e La Paz na Bolívia.

A ferrovia em questão, foi unida a Noroeste que vai de Corumbá no MS até  Bauru no interior de SP. Ela possui tambem uma extensão que vai até Ponta Porã no MS. A ferrovia possui 1622 KM. (o último trem de passageiro saiu de Bauru para Corumbá em 1988)

Só a título de comparação das malhas ferroviárias:

EUA- 226.427 KM
Rússia- 128.000 KM
Alemanha- 37.679 KM
Argentina- 35.897 KM
Brasil- 29.817 KM

Mesmo a Argentina possuindo  uma dimensão de  2. 780, 400 KM, possui uma malha ferroviária maior que o Brasil com 8.515.76,049 KM.

Será que um dia o Governo investirá novamente na malha ferroviária que é uma forma de transporte muito mais barata que a rodoviária?

4 Respostas

+1 voto
respondida 5 Jan por Don Quixote (8,292 pontos)
selecionada 7 Jan por Peregrino
 
Melhor resposta
Amigo Peregrino...no passado não muito distante, havia o interesse rodoviário. E muitos encheram a "burra" de dinheiro construindo, estradas para vender caminhões para transportar as mercadorias que os trens já transportavam. Para isso funcionar (e o dinheiro rolar) houve uma propaganda onde diziam que o transporte por caminhão, ficava mais barato que o transporte ferroviário. Também botaram a culpa na "bitola" dos carris que era estreita. Em fim... Os sucessivos (des)governos, desmantelaram quase toda a rede ferroviária com a desculpa que estava "ultrapassada"... Mais se pode falar... mas, é melhor não levar-mos isto a sério "reinando" com políticas passadas e atuais...
Um abraço amigo
+1 voto
respondida 5 Jan por Djavi (44,360 pontos)
Um metro aqui em Salvador  http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/12/1721925-metro-de-salvador-sera-inaugurado-com-atraso-de-12-anos-e-triplo-do-preco.shtml   Tenho até medo . O transporte da produção, todas pode ser feita pelos trens , navios , etc. Mas O Brasil parece que esquece disso.
+1 voto
respondida 5 Jan por kevin (34,599 pontos)
viajei bastante de trem , e era muito melhor do que de ônibus.

o embarque, o trem apitando.

podíamos andar pelo trem todo, paisagens legais.

nunca entendi porque pararam.
+1 voto
respondida 5 Jan por fave (20,944 pontos)
Suponho que o Brasil ao ser um pais de tao grande tamanho é complicado o investimento tanto do Estado quanto do capital privado. Embora vendo esses números dá para reparar que é pequena a extensao dado sua superfície e particularmente sua populacao de 215 m.hb, porque mercado tem, possíveis usuários há. Um dos motivos é que no Brasil é muito importante a indústria do rodóviaria, nao á toa estao as 10 maiores montadoras de automotrizes do mundo instaladas no Brasil.
As ferrovias sao o meio de transpote no que mais tem investido na maioria dos países desenvolvidos e os nao tanto como China, Rússia, países árabes e alguns africanos. O motivo é claro: além das várias vantagens para o transporte de passageiros e carga, tbm está a economía(mais económicos) eo respeito pelo meio ambiente.

Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!

...