Como você acha que é o Arrependimento de Deus?

+7 votos
66 visitas
perguntou 12 Jan em Religião e Espiritualidade por OFF (20,777 pontos)
O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor.
Gênesis 6:6

Eu sei que NÃO é igual a do homem, não. ^^

7 Respostas

+4 votos
respondida 12 Jan por Defensor (644 pontos)
selecionada 14 Jan por OFF
 
Melhor resposta
O texto que você citou se refere ao profundo sentimento de pesar de Deus diante do pecado humano (v. 5). Deus se agrada com a obediência humana, mas não com o pecado.

O "arrependimento" que a Bíblia aplica a Deus tem o sentido de mudança de atitude. O que isso basicamente quer dizer é que a atitude de Deus para com o homem que peca é diferente da atitude do mesmo Deus para com o homem que lhe obedece. Jeremias 18.7-10, por exemplo, diz o seguinte:

"No momento em que falar contra uma  nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer."

É diferente do arrependimento humano. Os homens cometem erros, Deus não comete. Quando um homem se arrepende, muda seus critérios e valores e, consequentemente, sua atitude. Quando Deus se arrepende, muda de atitude sem nunca mudar seus critérios e valores.

Abraços ;)
comentou 12 Jan por Defensor (644 pontos)
editado 12 Jan por Defensor
Os relatos babilônicos e sumérios são trabalhados e embelezados, o relatos bíblico é simples.

"A suposição comum de que o relato hebraico é simplesmente uma versão purificada e simplificada da lenda babilônica (aplicada também as histórias de inundação) é falaciosa em suas bases metodológicas. No antigo Oriente Próximo, a regra é que os simples relatos ou tradições dão origem (por acréscimo e embelezamento) a lendas elaboradas, mas não o contrário. No antigo Oriente, as lendas não foram simplificadas ou transformadas em pseudo-histórias ('historicizadas') como foi sugerido em relação ao início de Gênesis."
(Kitchen, K. A. Ancient Orient and the Old Testament. Chicago: Intervarsity, 1966, pág 89.)
comentou 12 Jan por Defensor (644 pontos)
Nos relatos pagãos o herói recebe a imortalidade, em Gênesis vemos que Noé pecou. O barco cúbico babilônico não resistiria a águas revoltas, enquanto a arca retangular bíblica era instável. 7 dias de chuvas não seriam suficientes para produzir a devastação descritas naqueles relatos, e a pricipitação das águas em um dia é igualmente absurda. Está claro que esses relatos estavam repletos de acréscimos e embelezamentos.

Está claro que se houve um empréstimo, foi feito pelos outros relatos em relação ao Gênesis.
comentou 12 Jan por OFF (20,777 pontos)
editado 12 Jan por OFF
O arrependimento de Deus creio que seria no sentido de dor, tristeza, pesar. Tanto que no mesmo versículo, é reforçada a ideia.

Deus não muda, é o mesmo. Se se arrependesse como os humanos, voltaria atrás, mudaria de atitude, sua mente, e pouparia a todos. Não. Deus salvou apenas Noé, sua família e os animais, porque viu no coração de Noé, esperança no homem.

Obg pela resposta.
comentou 12 Jan por Defensor (644 pontos)
Sim. E eu concordo. Arrependimento pode significar mudança de atitude e um sentimento de pesar, como no caso desse texto em Gênesis e no caso de Saul. Eu mencionei isso em meu primeiro parágrafo.

Abraços ;)
comentou 12 Jan por OFF (20,777 pontos)
Abraços :D
+5 votos
respondida 12 Jan por Peregrino (5,254 pontos)
O arrependimento de Deus não quer dizer que ele se equivocou.

Deus se agradou com o que criou, mas não teve prazer algum com o que o pecado fez em sua perfeita criação.

Está é a questão.

Abraço.
comentou 12 Jan por Daniel_Vinhas (4,736 pontos)
e a tal oniciência de Deus - ele não sabia que ia dar merda aquilo que ele fez?
comentou 12 Jan por Peregrino (5,254 pontos)
Sim, ele sabia e ainda assim o fez.
Católicos e protestantes crêem na onisciência irrestrita de Deus, já as testemunhas de Jeová crêem que ele escolheu o que deveria saber.
+3 votos
respondida 12 Jan por kevin (34,338 pontos)
Vou explicar assim:

O diabo foi condenado de forma direta ao inferno, depois de seus erros.

Os homens não, estão tendo a chance de salvação, mas com grandes sofrimentos aqui nesse mundo, pois tem o contato com o bem, mas não consegue viver plenamente esse bem, pois estão no mundo em que o mal impera.

Deus está vendo o sofrimento humano, e vê muitos passarem por isso e no final se perderem, irem para o inferno.

A misericórdia de Deus de nos dar a chance de salvação, o contrário do que foi feito com o diabo, está sendo em vão para muitos que permanecem nos erros e acabam condenados.

A isso se refere o "arrependimento" de Deus.
+2 votos
respondida 12 Jan por Daniel_Vinhas (4,736 pontos)
editado 12 Jan por Daniel_Vinhas
Isto foi o Homem que escreveu

Deus para se arrepender precisa errar

Será que Deus erra?

Deus para se arrepender precisa se enganar

Deus se engana?

Deus Onisciente tudo Sabe
Deus Tudo poderoso tudo pode
Mas não erra, não se engana e nem é enganado, portanto jamais se arrepende.

DILÚVIO É LENDA. no máximo uma enchente aqui e outra alí



por que o Dilúvio é lenda?

- não haveria como colocar  carnívoros e herbívoros num mesmo barco tão pequeno quanto o relatado na estória.
-uma enchente mundial destruiria tos ecossistemas do planeta e mesmo ao fim do dilúvio os animais  não teria local para viver.
- a estória fala de animais, mas seria preciso plantas masculinas e feminina para reconstruir o planeta, isto não foi feito na lenda.
- com o fim do dilúvio e o barco encalhado no alto de uma montanha como foi devolvido os animais na Austrália, Antartida, Saara, Polo Norte, américas etc?

esta lenda de Noé é copiada da Lenda de Utnapishtim e mudado o nome para Noé

- segundo a lenda Noé tinha 500 anos quando constriu o tal barco

Uma das lendas mais fantásticas dos povos sumérios e que mostram a riqueza de sua literatura foi a Epopeia de Gilgamesh. Possivelmente a obra literária mais antiga já produzida pelos seres humanos, ela é composta por doze cantos com cerca de 300 versos cada um. A lenda conta a história de Gilgamesh, rei sumério e fundador da cidade de Uruk que governou a região por volta do ano 2.700 a.C.
comentou 12 Jan por ©*PoMeGRaNaTe* (8,279 pontos)
1. Se Deus trouxe os animais até a arca, ele poderia também ter feito com que não se devorassem.
2. Está excluindo Deus novamente. Se ele trouxe o dilúvio, ele também poderia levar embora seus efeitos como bem entendesse.
3. Deus poderia ter replantado tudo se quisesse, ele é Deus. Porém mesmo hoje muitas plantas sobrevivem a incêndios, a enchentes e a salinidade do mar.
4. Em relação a bíblia, a terra foi divida em continentes depois de Noé, nos tempos de "Pelegue" - e não de forma lenta durante milhões de anos.
5. Antes do dilúvio, alguns cientistas afirmam que a terra possuia uma concentração de oxigênio muito maior que hoje, por isso animais gigantes como dinossauros existiam, e humanos poderiam viver por séculos.
comentou 12 Jan por Defensor (644 pontos)
E a arca não era uma embarcação pequena. Tinha mais de 45000 metros cúbicos. Isso equivale a 569 vagões de trem. E o conceito de espécie na Bíblia não é o mesmo usado na Biologia, mas sim espécies básicas. Em menos da metade da arca daria para colocar 150 mil animais do tamanho de um gato (a média do tamanho dos animais terrestres). Artrópodes equivalem à maioria dos animais, e ocupam pouquíssimo espaço. Sobrava espaço suficiente para os mantimentos e 8 pessoas.

Além disso, a questão sobre como os animais chegaram a certos continentes quando não haviam mecanismos migratórios envolve a própria Biologia evolutiva, e não apenas a Bíblia. O seguinte artigo resume o problema:

https://universoprivilegiado.org/2015/09/07/problema-9-neo-darwinismo-se-esforca-para-explicar-biogeografia/

Só há duas opções: ou houve um mecanismo desconhecido (talvez uma intervenção, até mesmo divina) ou os continentes se separaram depois do que geralmente se pensa. Qualquer uma delas pode ser usada para explicar também como os animais se distribuiram após o dilúvio.
+2 votos
respondida 12 Jan por fave (20,760 pontos)
Sei lá, penso que ele teria que ter deixado que o australopithecus haja seguido no tempo e ter evitado a evolucao que chegasse em nós. O mundo houver sido um lar melhor.
+2 votos
respondida 12 Jan por Dilma Xanuda (48,440 pontos)
A é bem diferente, afinal ele é o todo poderoso
comentou 12 Jan por GLOOVESTREET (8,972 pontos)
vdd..
+1 voto
respondida 12 Jan por GLOOVESTREET (8,972 pontos)
acredito que DEUS nunca se arrepende,porque ele é 100% justo sempre, é que as  vezes não compreendemos o nosso objetivo aqui na Terra que por vezes inclui algum "sofrimento"!

Perguntas relacionadas

+9 votos
13 respostas
+12 votos
12 respostas
perguntou 16 Ago, 2017 em Religião e Espiritualidade por Lole (24,108 pontos)
+10 votos
8 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!

...