+6 votos
28 visitas
perguntado atrás em Política, Leis e Sociedade por Bronze (21,9K pontos)
pessoas de baixa renda?

6 Respostas

+2 votos
respondida atrás por Cobre (9,5K pontos)
Eu acho que a privatização poderia trazer alguns benefícios se o médicos fossem mantidos pelo regime celetista, se fez serviço mal feito então MANDA embora, agiu em negligencia no atendimento ao paciente MANDA embora, porque só assim as coisas vão funcionar, ou trabalha direito ou abre o próprio consultório.

O grande agravante é que por mais que o SUS fosse privatizado ele ainda dependeria da ANVISA e do governo pra distribuir remédios e receitar. Eu acredito que a gestão administrativa dos hospitais podem ser privatizada. Médico não entende de gestão, precisa de uma equipe especializada pra administrar estoques de medicamentos e vários outros fatores logísticos.

É um assunto complexo que precisa de muita análise investigativa pra poder encontrar as reais e possíveis vantagens e desvantagens. Alguns setores públicos podem até ser mais fáceis de se privatizar como o fornecimento de energia por exemplo, mas saúde e educação é mais complexo e precisa de análise.

Não é algo que se faz da noite para o dia, é preciso antes desembaraçar todos os nós do sistema público.
+1 voto
respondida atrás por Prata (32,9K pontos)
Pessoas de baixa renda vão ter que fazer critérios de pagamentos diferenciados né? Forma compensativa!!! É somar negativos com positivos. Assim penso eu.

Abraços.
0 votos
respondida atrás por (691 pontos)
Privatização e concessão podem ter atuação da iniciativa privada. No primeiro caso, trata-se da venda de ativos de empresas estatais para empresas particulares. No segundo, o patrimônio é do Estado, grandes áreas de terrenos e permissão para atuação em diversas áreas, como o transporte, p/ex.

SUS é algo vinculado à administração direta, não pode ser privatizado. As empresas podem atuar normalmente na saúde e na educação, p/ex. O que é diferente no Brasil é que o Estado regulamenta muito isso e falta maior competição, por isso os preços são caros e fora do alcance das pessoas de baixa renda.
0 votos
respondida atrás por Ouro (68,4K pontos)
Acho que uma gestão privada seria melhor, mas os órgãos públicos teriam que fiscalizar bem de perto esse tipo de gestão e o Governo também teria que aumentar o investimento na saúde pública que tem sido o maior problema do SUS.
Boa tarde.
0 votos
respondida atrás por Ouro (57,3K pontos)
Seria uma solução para a parte administrativa, no controle sobre a presença dos médicos e outros funcionários.

Mas existe o perigo de maior controle nos procedimentos médicos, e nos materiais utilizados.
Tudo seria feito no sentido de economizar e os médicos iriam trabalhar sob pressão de pessoas que valorizam mais lucros do que a vida humana.
0 votos
respondida atrás por Bronze (16,9K pontos)
Quando se fala de saúde nós temos dois modelos ambos problemáticos: o Brasil é os EUA.

Ao contrário do que muita gente pensa, existe sim saúde pública nos EUA. Lá existe o "Medicare" que pode ser solicitado por qualquer pessoa com mais de 65 anos, independente da renda; o "Medcaid" para pessoas consideradas de baixa renda e o "Veterans affair" para os militares aposentados. Além disso existem clínicas populares e de caridade que recebem verbas do governo de lá.

Um pobre nos EUA tem uma qualidade de vida comparável a classe média baixa européia.

Fonte: http://mercadopopular.org/2015/07/mentiram-para-voce-sobre-o-sistema-de-saude-dos-estados-unidos/

Certa vez eu li que o sistema lá é caro por causa do excesso de intromissão do Governo - sim existe isto lá também, embora em menor proporção que aqui.

Em alguns países como o Canadá e o próprio EUA o governo paga, só que eles usam as estruturas dos hospitais particulares.

Se não houvesse tantas regulações e tantos impostos, as pessoas poderiam ter acesso a planos de saúde privada mais baratas, tanto pela diminuição dos custos como pelo aumento da renda das pessoas. Desta forma a saúde pública ficaria só para aqueles mais pobres mesmo.

Se não me engano, a Alemanha possui uma pareceria público/privada na saúde.

Até os celebrados sistemas de saúde pública canadense e britânico têm seus problemas:

https://mises.org.br/Article.aspx?id=2884

https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2835

Enfim.....a questão da saúde pública é um problema não só do Brasil, embora aqui pareça ser dos piores.

Abraço.

Perguntas relacionadas

...