+10 votos
80 visitas
perguntado em Religião e Espiritualidade por Cobre (5K pontos)

Se possível isole a fé de seu parecer.

7 Respostas

+1 voto
respondida por Platina (78,3K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Tá.. vamos falar sobre a força da linguagem :
- Todo mundo tá participando da brincadeira do ¨oscar gloove ¨
TODO MUNDO? Não .. as pessoas DAQUI
--------------------------
pensando na barreira linguística é fácil supôr q sua avó, não entenderia todas suas gírias e linguajar coloquial ...

MANTENDO esta premissa:
Se em uma geração de poucas décadas, já existe discrepância imagine a muito mais tempo e em outras linguas.

ACHO EU, q o temo dilúvio não deve de ser interpretado ao pé da letra ( q todo globo terrestre foi inundado, isso provavelmente não aconteceu... o planeta nem dispôe de tanto hidrogênio assim, para o nível da água ser superior a montanha mais alta ..racharia o planeta e explodiria kkkkkkkkkk )

o ¨MUNDO¨ alagado seria aquilo tido como ¨MUNDO¨ para eles ( várias regiões da terra sofreram alagamentos )
UM CASAL de todo animal existente ... tbm seria impossível, a Arca precisaria ser do tamanho de São paulo kkkkk

Eu visualizo a ARCA e o DILÚVIO, mais como algo a ser iNTERPRETADO como a fé do homem em obedecer os desígnios de Deus...
comentado por Cobre (5K pontos)
É também como penso, mas com as ferramentas que temos hoje, seria mais fácil descobrir a origem desse mito bíblico e trazê-lo ao tamanho exato da narrativa original.  Esse é o escopo da pergunta.
comentado por (322 pontos)
Aqui existem alguns pontos que são interessantes de comentar.

Por exemplo, "sobre se cobrir a montanha mais alta do planeta". O livro de Salmos, no Salmo 104:6-8 esclarece que quando o Dilúvio ocorreu "montes passaram a subir e vales passaram a descer". Ligando isso com o que Gênesis diz e a ciência já sabe, que existia um único continente, podemos concluir que no Dilúvio o grande volume de água que caiu  causou uma pressão tão grande sobre o solo e as placas tectônicas que causou a divisão dos continentes. A teoria sobre a divisão da Pangeia mostra que o Himalaia foi  formado após esta divisão, por conta do choque da Índia com o continente asiático. Eu acredito que isso pode ter sido causado pelo dilúvio.... então as montanhas mais altas foram formadas depois do dilúvio, não precisavam ser cobertas por ele. O filme 2012 apresenta uma teoria que acredita que isto pode ocorrer quando mostra a África "subindo" para um nível acima do atual rapidamente por conta dos movimentos do  subsolo do planeta.

Outro ponto é sobre os animais que foram levados para a arca. Não foram TODOS os animais, mas sim animais que se encontravam em solo seco.  Todos os animais que vivem na água não estavam incluídos. Gênesis 7:21 dá a base para essa conclusão ao dizer que morreu tudo o que estava em SOLO SECO.  

E concordo que as espécies que não entraram na arca se extinguiram. Por exemplo, os mamutes foram extintos.

Também, acredito que o dilúvio foi global porque seria bobagem mandar fazer uma arca tão grande (a arca tinha 133,5 m por 22,30 m por 13,40 m e cerca de 40.000 m3 de volume bruto, o equivalente a um recipiente com a capacidade para conter 40.000.000 de litros), colocar os animais nela e viver dentro dela por um ano por causa de uma inundação local. Teria sido muito mais fácil, em especial porque Deus avisou com uma antecedência de anos, dizer para Noé se mudar para outra região onde a inundação não aconteceria, como o pessoal faz hoje quando sabe que um furacão vai atingir determinada região. Quem pode sai da frente até a tormenta passar. Noé simplesmente teria se mudado com seus filhos e sua família para uma região que não fosse ser afetada.
+1 voto
respondida por Ouro (57,5K pontos)
Eu nao creio. Mas eu penso que quem acredita o seguirá fazendo. Afinal tamos falando de um dogma, "uma história", mitologia. Quem acredita o faz desde a fé, nao desde o razonamento lógico. Entao..."tanto faz"...
comentado por Cobre (5K pontos)
Há muita gente boa, que, a despeito da fé continua buscando fontes na arqueologia e na história. A fé fica estocada para os momentos apropriados, para estudar, deixam a fé de lado, senão não se prossegue.
+1 voto
respondida por Bronze (22,1K pontos)
Olá Paul Emic

A realidade de mundo, daquele tempo, é diferente da nossa.
Até bem pouco tempo não sabíamos que existiam determinadas tribos na amazônia.
Então imagino que deve ter havido algum tsunami que devastou grandes áreas.
Sabemos hoje que os animais sentem bem antes que a gente estes fenômenos e fogem.
Então também imagino que as pessoas que sobreviveram observaram o comportamento dos animais e também fugiram para as colinas.
Não penso nisso não... então nem tenho ideia mais apurada pra te responder.
:)
comentado por Cobre (5K pontos)
Sim. Mas os tempos novos trazem novas condições de pesquisa.
comentado por Bronze (22,1K pontos)
Paul, eu sei que é através do passado que conseguimos entender nosso presente, mas este tipo de assunto (bíblico) não me "brilha os olhos" e pouco pesquiso a respeito.
Mas... se você é um buscador ou um entendedor, já te coloquei nos favoritos para te seguir e ver as novidades. Todo conhecimento é valido!!
;)
+1 voto
respondida por Bronze (18K pontos)
Eu já procurei sobre isso em sites. Mas não acho muitos sites confiáveis. Acho blogs de pessoas que claramente querem desmoralizar a bíblia, e blogs de pessoas que querem enaltecer a bíblia. Não curto isso. Prefiro algo imparcial que me deixe deduzir.

Pelo o pouco que já li sobre, diz-se que várias religiões falam de um dilúvio aparentemente de um mesmo período de tempo. Com isso, deduzo que pode ter havido um grande dilúvio há muito tempo atrás, e cada um credita ao seu Deus.

Lambrando que, naquele tempo, havia-se menos pessoas que hoje, é muito mais água que hoje. Se hoje há inundações, não me surpreenderia ter tido chuva tão grande quanto a dita na bíblia, a ponto de fazer com que os mares, rios, lagos, inundasse por um tempo, já que a água era em abundância.


Já li sobre que alguns estudiosos acreditam que um dia houve uma grande Chuva. Não sabem se hm dilúvio, afinal já faz milhares de anos. Mas uma chuva tão forte que mudou a geografia ou hidrografia do mundo.
comentado por Cobre (5K pontos)
Complicado!
+1 voto
respondida por Prata (36,8K pontos)
Não tenho opinião formada.
comentado por Cobre (5K pontos)
Desta vez está perdoado!
+1 voto
respondida por (322 pontos)
Acredito que a história do Dilúvio na Bíblia relata algo que realmente aconteceu. Isso porque existem mais de 500 lendas sobre o assunto em mais de 250 povos e tribos do mundo. (Philip Freund, no livro Myths of Creation) Existem alguns que afirmam que a história do DIlúvio da Bíblia foi copiada de tais lendas, mas acredito que a história da Bíblia conta, sem fantasias o que realmente aconteceu. Analisei estas lendas e olhe só, mesmo as lendas dos povos que nunca tiveram contato com a Bíblia relatam que:

- um homem recebeu aviso sobre uma inundação que viria
- havia gigantes violentos vivendo na terra
- a destruição foi global e por água
- os sobreviventes escaparam em um barco
- o barco parou num monte.

Por exemplo, na lenda grega, na lenda grega um homem chamado  Deucalião e sua esposa, Pirra, sobreviveram.  A Terra, antes do Dilúvio, era habitada por pessoas violentas, os homens de bronze. O deus Zeus decidiu destruí-los com um grande dilúvio e mandou Deucalião construir uma enorme caixa e entrar nela para escapar. Após o dilúvio, a caixa pousou no monte Parnaso. Deucalião e Pirra desceram do monte e deram novo início à humanidade.

Várias outras lendas são similares, nas Américas (por exemplo, os índios havasupais e os maios), no extremo oriente (a lenda chinesa de Nuwa e Fuxi), na índia (a lenda de Manu), só para citar algumas.

Para mim, ocorreu de fato um Dilúvio. As marcas que ele deixou parecem muito com as marcas da última era glacial.... Mas para mim, a marca do Dilúvio na memória da raça humana é uma das maiores provas de que se trata de um fato real.
0 votos
respondida por (2,1K pontos)
Todas as principais culturas dos 5 cinco continentes possuiam relatavam alguma forma de dilúvio global.

Eu precisaria de muita fé para negar tal evento e atribuir seus relatos em toda a cultura mundial a coincidência. Como você pediu para isdolarmos a fé, a evidência fica ainda mais clara.
comentado por (2,1K pontos)
editado por
Então a pergunta foi mal formulada. De todos os relatos, a Bíblia contém o mais simples e coerente. É a única que relata uma embarcação com dimensões coerentes para a flutuabilidade, o ano do dilúvio, um tempo de precipitação das águas suficiente para tal evento catastrófico, tempo suficiente para que as águas baixassem, etc.

E eu falo do ponto de vista histórico, e não da fé. Nos relatos pagãos, a embarcação era cúbica, e não resistiria a aguás furiosas; também regisdtram que as águas subiram em 7 dias e baixaram em 1, o que é um grande absurdo. Além disso, há um forte traço de realismo bíblico porque registra que Noé pecou, enquanto nos outros relatos o herói era exaltado e recebia a imortalidade.

"No antigo Oriente Próximo, a regra é que os simples relatos ou tradições dão origem (por acréscimo e embelezamento) a lendas elaboradas, mas não o contrário. No antigo Oriente, as lendas não foram simplificadas ou transformadas em pseudo-histórias ('historicizadas') como foi sugerido em relação ao início de Gênesis."
(Kitchen, K. A. Ancient Orient and the Old Testament. Chicago: Intervarsity, 1966, pág 89.)

Se houve uma mitificação, certamente esta não ocorreu na Bíblia rsrs.
comentado por Cobre (5K pontos)
Sim houve mitificação porque só o fato de dizer que pelo menos um casal de animais de toda Terra foram salvos, já é mito. Isso cientificamente é impossível, a não ser que se admita que surgiram novas espécies "do nada".

Repito a pergunta porque acho que o Sr. não entendeu: "Que significado tem o mito do dilúvio e, qual teria sido sua origem física?. Teria sido uma grande inundação da mesopotâmia? quando? um cataclismo com histórico geológico? Quereria ele, biblicamente,  representar uma das grandes extinções biológicas em massa mal compreendidas pelos homens rudes, incultos e primitivos?" É isso. Não complique com explicações da fé, porque só atrapalham. Só fanáticos e fundamentalistas lançam mão desse artifício.
comentado por (2,1K pontos)
Se é para começar com ataques pessoais, não deveria ter perguntado. O que eu te disse é fato histórico, e não apenas da fé. Relatos elaborados se originam de relatos simples, e nunca o contrário. As mitificações foram posteriores ao relato bíblico.

Porque perguntou, se não tolera respostas que não se conformem ao seu ponto de vista?
comentado por Cobre (5K pontos)
Desculpe se ficou ofendido, mas eu repito o que não entendeu ainda: -A ciência consegue comprovar que houve um dilúvio que deve ter originado o relato mítico do Gênese Bíblico?  Seria a Arca uma representação icônica de uma das grandes extinções com espécies adaptadas?

Sua denúncia ao meu comentário não ajuda em nada sua resposta. Seria tão fácil dizer não sei. Entenderei sem ressentimentos. Até a próxima. Abraços.
comentado por (2,1K pontos)
Quando foi que eu disse que a denúncia eras para me ajudar em alguna coisa? A minha resposta foi completa, eu apresentei a evidência de que o dilúvio foi um evento real. Em meu comentário, eu complementei com a evidencia de que o relato bíblico não mostra o desenvolvimento de um mito. Se você não aceitou (mesmo sem apresentar uma base), eu respeito. É a sua fé.

Agora, isso não justifica sair chamando os outros de fanáticos e fundamentalistas. Tal postura denota inaptidão para o diálogo por parte daqueles que assim procedem.

Perguntas relacionadas

+8 votos
8 respostas
+11 votos
6 respostas
+10 votos
8 respostas
+11 votos
7 respostas
...