Ajudar alguém a se suicidar... É crime na sua opinião?

+7 votos
100 visitas
perguntou 7 Set em Arte e Humanidades por Suicida (12,511 pontos)
Um japonês, criou um manual do Suicídio, onde ele qualifica método por método, nível de acessibilidade, grau de dor, feiura do corpo e impacto para terceiros, os pormenores no livro, guiam o ato para o sucesso, onde de fato, no Japão foram encontrados jovens que cometeram o suicídio e tinham esse livro em casa.

Ajudar alguém, a conseguir morrer sem que isso cause maiores tormentos, como uma tentativa frustrada, de fato, deve ser criminalizado?

No Japão, o livro não foi condenado, vendeu mais de 1 milhão de exemplares e ganhou qualificação em algumas regiões, como nocivos à saúde, porém cada um pode ler ou não, é por conta e risco individual.

Eu já li o livro, achei interessante, é um livro sem indagações ou julgamentos morais, sem dilemas, sem condenação, apenas mostra como ato pode fazer e as chances de sucesso, medidos pelo gráfico de grau de letalidade, baseado no número de pessoas que sobreviveram.

O que pensa a respeito?

12 Respostas

+5 votos
respondida 7 Set por kevin (25,991 pontos)
existe o manual do suicida e o manual da vida, a Bíblia, cada um que faça a sua escolha.
+4 votos
respondida 7 Set por Dinho (4,005 pontos)
Pra mim sim, é algo a se combater e não incentivar
por mais que a pessoa tenha essa vontade, um livro que ajuda em relação a isso ao meu não deve ser considerado normal.
+2 votos
respondida 7 Set por Freak. (9,897 pontos)
Não considero um crime, só é moralmente errado.

Mas sem levar a moral em consideração... Muitas vezes a pessoa não quer morrer, apenas interromper o sofrimento, e encorajar ou mesmo auxiliar um suicídio em um caso assim, poderia ser um erro.

O suicídio deve ser como qualquer outra escolha na vida... Algo que deve ser pensado, colocar todos os prós e contras, pra então tomar uma decisão estando consciente disso, sabendo dos riscos e consequências, caso dê errado.

Esse livro parece um ótimo guia pra quem sabe o que quer da vida - morrer. Muitas vezes só precisamos de alguém que nos diga que está tudo bem em querer acabar, sem julgamento, sem lição de moral... Mas pode ser uma péssima ferramenta nas mãos de alguém que está desesperado pelo sofrimento.

Não o considero algo ruim. Cada um sabe o que quer, e cada um tem o direito de escolher seu próprio caminho, mesmo que seja a Morte.

Sempre considerei os japoneses pessoas inteligentes. Esse livro é apenas mais uma amostra.


P.S.: Já li algumas partes desse livro. Li sobre métodos dos quais me interesso.
+2 votos
respondida 7 Set por Darven (11,875 pontos)
Crime não é. O livro não está dizendo "SE MATE" muito menos "NÃO SE MATE", ele apenas da de uma forma explicativa como fazer tal ato, a ponto de que a pessoa obtenha sucesso, não creio que ele auxilie ou ajude alguém a fazer isso, apenas explica afim de sanar as dúvidas das decisões finais ou da curiosidade de alguém.

Seria a mesma coisa de que inferir que um revólver por exemplo foi inventado puro e unicamente para o mal, e que qualquer pessoa que pega-lo vai sair por aí executando os outros e tomando atitudes ruins, talvez esse tenha sido o propósito dele, mas no final do dia cabe a cada um decidir a forma como vai utiliza-lo.

Ao menos quem está decidido a fazer isso não se frustará com as possibilidades de dar errado, terá noção do que estará fazendo. Pesquisei sobre o livro, achei interessante, não me influenciou a nada, sanou-me uma dúvida que eu tinha quanto a um método específico e que está presente ali no livro, interessante a leitura.

Não creio que isto ajude em alguma coisa, tão pouco influencie nas decisões de alguém, no final de tudo a decisão de realizar tal atitude ou não é da pessoa em si.
+1 voto
respondida 7 Set por ☆Milady☆ (28,830 pontos)
Sim, é crime sim, pelo menos aqui no Brasil.
Boa tarde.
+1 voto
respondida 7 Set por Júlia (456 pontos)
De péssimo gosto quem escreveu
+1 voto
respondida 10 Set por Jaci da Quimbanda (20,847 pontos)
É sim, ninguém pode se matar.
0 votos
respondida 7 Set por Victor Hugo (3,698 pontos)
Olá Suicida. Na minha opinião é crime sim porque o suicidio é um assassinato, uma vida é retirada. E um manual destes nas mãos de uma pessoa deprimida é um convite ao suicidio.

Até mais.
0 votos
respondida 7 Set por Mauro (6,288 pontos)
Sim.

Quem se suicida, não tá bem da cachola, e você apoiá-lo, pra mim, é como vender cocaína a um viciado.

Sem contar que se alguém próximo a mim suicidar-se, eu nunca me perdoaria...
0 votos
respondida 7 Set por Letícia. (19,441 pontos)
Sim, esse escritor é um assassino.
0 votos
respondida 7 Set por Karolㅤ (6,299 pontos)
Penso que é idiotice. Sem mais.

Quem quer mesmo se matar, não precisa de um manual. Principalmente um manual escrito por alguém que, obviamente, não tem experiência nenhuma com as técnicas descritas.
0 votos
respondida 7 Set por Mađ (13,190 pontos)
Pra mim isso aí é falta de caráter da pessoa que escreveu o livro. Visando apenas lucrar com a dor do próximo.

Perguntas relacionadas

+6 votos
9 respostas
+5 votos
5 respostas
+3 votos
2 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, o mais novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!

13,520 perguntas

94,786 respostas

39,815 comentários

462 usuários

...