Como lidar com sensação de não pertencer ao mundo?

+10 votos
105 visitas
perguntou 10 Set em Conselhos por Freak. (4,208 pontos)
Às pessoas vivem me dizendo coisas do tipo "Você deveria sair mais, se divertir. Deveria viver o momento, apenas curtir. Você é muito jovem... Deveria viver e sonhar... Vai ser feliz!"

Pois bem, elas me dão todos esses conselhos, e eu segui todos. Eu já saí, já tentei curtir, já vivi o momento, mas em momento algum encontrei a felicidade que elas diziam estar nesses momentos.

Eu saí e voltei me sentindo pior. Sempre foi assim quando eu tentei. Sempre sair de casa era pior do que ficar. Eu via todas aquelas pessoas, e me sentia tão pequena. Via todos aqueles sorrisos, e sempre achei tudo tão vazio, tão sei lá, tão falso, superficial. Nunca tive inveja de nenhuma delas, apenas senti desprezo. Era como se estivessem sugando minhas energias...

Eu não preciso disso. Não preciso ser mais uma na fila do fastfood, não preciso ser mais uma com um grupinho de amigos, rindo como se tudo fosse maravilhoso. Não preciso ser mais uma, me drogando e bebendo pra encontrar alguma graça na vida. Não preciso, não quero ser mais uma. E quanto mais eu penso que a única forma de me encaixar é ser apenas mais uma, mais sem sentido a vida se torna pra mim. Quanto mais eu observo as pessoas, e vejo que é por isso que elas vivem, mais eu sinto nojo do mundo, e do destino que as coisas estão tomando.

O que eu desejo é tão simples. O que eu desejo são as coisas simples.  O que me completa e me faz feliz são as coisas mais simples... Mas onde elas estão? Elas estão perdidas no tempo. O amor verdadeiro se perdeu no tempo. A simplicidade, o olho no olho. O respeito pelo ser e não pelo ter. Tudo isso parece ter ficado no passado. E eu não consigo me sentir parte disso que o mundo tem se tornado. Me sinto cada vez menos... desse mundo.

15 Respostas

+2 votos
respondida 10 Set por Forsaken (7,311 pontos)
selecionada 1 dia atrás por Freak.
 
Melhor resposta
Nossa, esse texto me fez refletir. Tem muita coisa aí com a qual me identifico.
Assim como você, também me incomoda o comportamento das pessoas que encontro no meu dia-a-dia. Muitas parecem fúteis e fabricadas. Sempre fingindo um comportamento exemplar e dizendo as mesmas coisas. Até parecem robôs.
Por trás só querem saber de fofocar e falar mal dos outros.

Muitas vezes prefiro ficar sozinho do que na companhia dessas pessoas. Eu não consigo fingir por muito tempo esse comportamento "robótico pré programado". Eu logo me sinto esgotado e entediado.
Acho que sou meio misantropo.

Mas no fundo, o que sinto, é que gostaria de encontrar pessoas que tivessem os mesmos gostos que eu, que me entendessem, pessoas que fossem como eu.
Acho só assim amenizaria essa sensação de não pertencer ao mundo.
Só que isso é uma missão muito complicada.
comentou 10 Set por Freak. (4,208 pontos)
É por isso que eu sempre gostei do mundo virtual... Aqui você encontra com uma certa facilidade pessoas parecidas com você, e pode simplesmente escolher onde estar, escolher se afastar de toda futilidade, de toda idiotice... Pode ter seu refúgio, seu abrigo...
comentou 11 Set por Forsaken (7,311 pontos)
Sim, no mundo virtual você não precisa ter receio de ser você mesmo. Já tive ótimos amigos virtuais. Uns que eram parecidos comigo, já outros nem tanto, mas ainda sim pessoas legais. Infelizmente perdi contato com todos.
Alguns simplesmente sumiram, enquanto outros se afastaram, talvez por falta de coisas em comum. rs
comentou 11 Set por Freak. (4,208 pontos)
Eu nunca mantive um contato assim, sempre foram pessoas que vieram e depois foram embora... Mas ficaram o suficiente pra que eu não me sentisse tão sozinha assim rs.
comentou 11 Set por Forsaken (7,311 pontos)
Pois é, de um jeito ou de outro, elas sempre acabam indo. kk
+3 votos
respondida 10 Set por Sophia (10,164 pontos)
Eu sempre soube que não pertenço a este mundo e ainda não cheguei no meu lar, sou peregrina e preciso de certa forma fazer minha passagem valer a pena!
comentou 10 Set por Shadow (5,644 pontos)
Peregrina(o) não baixa a cabeça, quanto mais observar ao redor da caminhada... a chegada será mais leve, mais suave.
comentou 10 Set por Sophia (10,164 pontos)
Que assim seja Shadow! :)
+1 voto
respondida 10 Set por Jaci da Quimbanda (13,643 pontos)
Indo para o espaço
comentou 10 Set por Shadow (5,644 pontos)
Ainda continua sendo mundo. Rsrs.
+1 voto
respondida 10 Set por Giro Comes (1,542 pontos)
Boa. É por aí mesmo...
+1 voto
respondida 10 Set por Fave (12,166 pontos)
Nao, tu nao quer nem deseja a simplicidade, partindo que achas que tudo é falso, vazio e superficial..logo falas de que tudo ficou no tempo, entao ¿ de que simplicidade tu falas?. Eu diria que e bem ao contrário, buscas e achas drama e problemas nas e ás coisas simples da vida. Com vendas no olhos é complicado olhar.
comentou 10 Set por Freak. (4,208 pontos)
Eu falo com base no que eu vivencio. Falo com base nas pessoas que vivem ao meu redor...

Estão preocupadas em tirar foto pra postar nas redes sociais, enquanto eu estou ali apenas querendo ter um momento de descontração. Estão preocupadas em se aproveitar dos outros, em sair com fulano porque ele tem carro, em sair com a fulana porque ela é gostosa. Vejo mulheres casadas, comprometidas, fazendo comentários absurdos. Esses dias, uma moça que está namorando há 7 anos, me contando que se irritou, veja bem a dimensão da coisa, ela se irritou com o namorado dela. Sabe por que? Porque tinha um cara bonito na loja, comprando um presente pra um amigo que iria ser pai, aí o namorado dela, com toda a inocência e felicidade disse "logo vai ser eu, não é, amor?", ela se irritou pois não queria que o cara que ela achou bonito, soubesse que aquele rapaz era namorado dela. Sabe, coisas desse tipo eu vejo todos os dias, e me enojo.

Eu não posso mais ficar conversando no portão de casa, porque corro o risco de um ladrão vim tentar pegar o meu smartphone de 2 mil reais (não que eu tenha um, mas ele deve achar que eu tenho). Não posso dormir com a janela aberta num dia de calor, pois o ladrão pode querer entrar pra roubar minha TV de 50 polegadas (não que eu tenha uma, mas todo mundo tem).

É disso que eu falo, entende? As pessoas estão fúteis, o mundo está fútil.
comentou 11 Set por Giro Comes (1,542 pontos)
Eu sinto um tanto disso também. Eu me divirto bastante imaginando como seria a reação de alguns desses vermes se eles estivessem todos reunidos em algum lugar esperando por uma palestra, e eu chegasse e começasse a mostrar a eles o teor da imbecilidade deles só com argumentos bem elaborados, livres de sofismas e de mantras politicamente corretos daqueles que muito se usa por aí e não causam efeito algum... Com essa dose de realismo bem aplicada, seria um choque.
comentou 11 Set por Freak. (4,208 pontos)
Pois é, seria algo surpreendente.

Muitas vezes eu uso do sarcasmo, e acho impressionante como não notam, e ainda acham o máximo o que eu falei. Sério, dá vontade de sair de perto...
+1 voto
respondida 10 Set por Shadow (5,644 pontos)
O sentido da vida é a própria vida, a felicidade tem fórmula que é F= T I...F é de Felicidade, T de Trabalho e I de Interior. Quem sabe começa a luta e não espera acontecer, não se entregue, você pode mudar o mundo. O tempo somos nós e todos nós temos tempo.

Um abraço.
+1 voto
respondida 10 Set por Carlos Eduardo ✔ (14,800 pontos)
As pessoas adoram dizer o q fazer e como fazer, as vezes a cobrança vem até da mãe, a sociedade com os malditos padrões dela...

Eu te entendo, mtas vezes eu me pergunto "o q eu to fazendo aqui? ou por que existo?"
Tbm n me sinto como parte disso, as vezes por ser diferente me sinto inferior.
Me lembro uma vez q tentei me enturmar, os assuntos n batiam, os piás so sabiam falar de encher a cara na balada até vomitar e pegar a mulherada, e eu na rodinha so calado, ouvindo tudo, pensei "qual a graça disso?
 o q q eu to fazendo aqui? isso n tem nada a ver comigo" inventei uma desculpa qualquer e vim embora.
comentou 10 Set por Freak. (4,208 pontos)
Sim, é exatamente isso. As pessoas estão ficando idiotas. Eu convivo com idiotas no trabalho, vejo idiotas na rua, tem idiotas na minha casa. Sabe, isso cansa... É tanta idiotice que não dá nenhuma vontade de sair de casa.

Queria pegar minhas coisas e ir embora... Morar no meio do nada, num sítio, no interior, sei lá... Mas aí lembro que preciso do dinheiro, e pra ter dinheiro preciso encarar as pessoas idiotas... Parece uma prisão.
comentou 10 Set por Carlos Eduardo ✔ (14,800 pontos)
Sabe eu nem procuro mais pessoas diferentes, parece q são todas iguais, aqui na minha cidade as distrações são sempre barzinhos, baladas, shows... coisas q n vejo a menor graça, vejo sempre pessoas bebendo, sorrindo, cercado com a rodinha de amigos, se exibindo com carros nesses lugares, quanta idiotice, sei la, n sei como ficam felizes, as vezes penso q são sorrisos passageiros ou falsos, amizades falsas por interesse ou simplesmente pra parecer "descolado".
Enfim, frequentei uma igreja por um tempo, até me batizei, parecia q finalmente tinha achado meu lugar, sentia uma paz mto grande, mas depois de um tempo acabou, ja chegava no culto triste, sentava no banco sentia vontade de chorar, aquela historia de ter achado o meu lugar parecia ter acabado, msm estando perto dos outros me sentia sozinho, enfim, parei de frequentar, ultimamente so tenho ficado em casa, as vezes é ruim, mas é um lugar q me sinto bem.
comentou 10 Set por Freak. (4,208 pontos)
Nossa, comigo aconteceu a mesma coisa!

Eu passei a frequentar a igreja, ainda esse ano, e no começo todos lá pareciam felizes por mim, principalmente minha mãe, que sempre torceu por isso. Eu estava já pensando em me batizar, gostava de estudar a bíblia... No começo, me fazia muito bem também. Até que fui vendo as coisas como realmente eram... As pregações eram sempre sobre vitórias e coisas assim... Tinha um obreiro que pregava sobre salvação. Eu gostava quando era ele, pois ele era o único que falava sobre o que deveria ser dito numa igreja, mas era muito difícil ele pregar... Eu comecei a sair da igreja pior do que entrava, sentia que nem mesmo Deus se importava comigo... Sentia um vazio o tempo todo, tentava buscar de Deus respostas e nada, só piorava... Então aos poucos deixei de ir... É como se nem o céu me quisesse, ou como se a escuridão tivesse me escolhido, e não tivesse nada que eu pudesse fazer pra mudar isso...
comentou 10 Set por Carlos Eduardo ✔ (14,800 pontos)
Sabe na que eu ia as pessoas eram bem simples, umas iam até de chinelo roupas simples e tal, n tinha essa futilidade q citei acima; na primeira vez q fui ja vi q era diferente, as pregações tbm me faziam refletir... mas o tempo foi passando, parece q n era a mesma coisa, sempre tinha aquele apoio moral "vai dar tudo certo" "Deus tem o tempo certo" enfim coisas do tipo, mas vai passando o tempo a tristeza n vai embora e a gente desanima, até q  sai.

Sei lá acho q so queria ser compreendido, mas esse mundo sempre me dá asco, ia ao lago caminhar e fazer exercícios, parei de ir pq n aguentava mais a pessoas fazendo poses e tirando selfies, rede sociais nem uso, sabe é sempre a mesma futilidade.
Deve ser por isso q prefiro animais e computadores a seres humanos...
comentou 11 Set por Freak. (4,208 pontos)
Lá onde eu ia também era simples... Era uma igreja pequena, o pessoal ia até com uniforme do trabalho... Isso foi o que me incentivou a ir, um ambiente de simplicidade... Eles no começo me davam incentivos, diziam que não seria fácil, mas que eu não deveria desanimar, mas depois parece que me esqueceram... Ficavam envoltos nas "bênçãos" alheias, de quem estava recebendo as coisas, e promessas... E esqueciam de quem precisava ser resgatado. Ninguém perguntava se eu estava bem, se precisava de alguma ajuda... E sabe, eu não conhecia ninguém ali, era nova na cidade, não conhecia ninguém mesmo. Tava passando por vários problemas, e simplesmente nunca veio ninguém me perguntar sobre nada. Eu esperava ser acolhida, mas me decepcionei. Eu tentei não me importar, ia mesmo por mim e por Deus, mas tava ficando pesado ir pra lá. Quanto mais eu pedia ajuda, pior eu me sentia... Então parei. Senti que estava fazendo tudo em vão.

Eu gostaria de ser compreendida. Mas acho que isso não basta. Eu queria que alguém acreditasse em mim, que alguém pegasse minha mão e dissesse que está comigo, que acredita em mim. Que lutasse por mim... Eu não sou capaz de fazer isso por mim mesma, e já não espero de ninguém. Hoje pra mim tanto faz, tudo isso morreu... Sei que estou só no mundo... O que me prende aqui é minha mãe e meu irmão mais novo... Quero fazer o que eu puder por eles... Mas por mim mesma, já não faço nada.
+1 voto
respondida 10 Set por Nitro (7,795 pontos)
ACREDITO EU ... que as pessoas enxergam as coisas de uma forma simplista.. Até pq existem fases e fases..
É normal ( não estou dizendo que é certo ) .. É NORMAL, as pessoas sentirem na vida adulta que poderiam de terem aproveitado mais ,se divertido mais, bagunçado mais...
Pq a vida adulta é chata, tediosa, igual a todos os dias..
Acorda, trabalha, estuda, paga um monte de contas ... Quando vc junta 10 mil o carro que queria está 45 mil .. Quando vc menos perceber, fazem 20 anos que paga aluguel e com esse dinheiro poderia já ter comprado sua própria casa ...
Eu posso não ser exatamente UM ADULTO , mas eu saí de casa muito cedo, cuido de mim desde pequeno, e basicamente só tenho amizades com pessoas muito mais velhas ... E sou comerciante, lido com donos de lojas, clientes, fornecedores, todos pequenos comerciantes ¨buscando seu lugar ao sol¨ ..

Praticamente TODOS se sentem frustrados em algum ponto ou outro ...
SEUS PAIS e adultos ao seu redor, tbm não são diferentes... Aí que começa a transferência.. que é eles tentarem repassar para vc, o que eles ACHAM que faltou na vida deles ...
Pq a fase adulta da vida é a mais longa de todas... Vc passa 50 anos sendo adulto e apenas 6/8 anos sendo adolescente... Outros 8 sendo jovem adulto ..
Que é aquela fase que a gente pode ainda tentar, arriscar, e simplesmente depois culpar a impetuosidade e inocência da juventude ^^

Só que o problema é que a experiência é única, pq cada indivíduo é único..
Aquilo que eu passei, vc não passou e aquilo que funciona para mim, pode não funcionar para vc...

Na ásia, dizem que o SEU MUNDO, é exatamente proporcional ao alcance dos SEUS BRAÇOS ...
Este é o seu mundo e é dentro dele que vc tem de encontrar uma forma de ser feliz... Alcançando aquilo que te faz bem e afastando aquilo que te faz mal...

Não se pegue ao que dizem, não estou dizendo que estão certos nem errados.. apenas que aquilo NÃO TE SERVE.
Eu já fui o carinha isolado no fundo da sala, que sofria bullyng, já fui depois o cara mais popular do colégio .. Já vivi os dois lados , mas só realmente me encontrei no MEIO TERMO, algo que eu moldei para mim  mesmo  kkkkkkkkkkkk

Vc se encontrará tbm .. ^^
comentou 10 Set por Freak. (4,208 pontos)
Me encontrar, eu já me encontrei... Eu sei o que eu sou, sei o que eu gosto e o que eu não gosto, e sei o que eu quero... O que eu não consigo me conformar é em estar no meio de tudo isso. É como se o mundo fosse um chiqueiro, as pessoas fossem porcos e eu fosse algum outro animal no meio da lama. Por mais que eu saiba que não sou nada daquilo, eu continuo me sentindo "suja", por estar de fato imersa na sujeira. Estar em contato com a sujeira alheia... E o desespero de olhar pros lados e ver que todos se divertem, que todos estão satisfeitos com a lavagem que os oferecem, estão satisfeitos com as coisas, enquanto eu gostaria apenas de sair desse lugar. E me sentir sozinha, a única no meio dos porcos... E lutando pra não me tornar um deles...
+1 voto
respondida 10 Set por thepunisher7 (2,845 pontos)
Eu não sei oq te dizer. Foi o vazio e a solidão que me fizeram querer sair desse mundo, tentei e não consegui. Agora, tbm não sei mais oq fazer.
comentou 10 Set por Freak. (4,208 pontos)
Eu também já tentei deixar esse (i)mundo pra trás...
+1 voto
respondida 10 Set por Máscara do rock (800 pontos)
Sei lá, esses dias eu também não vou muito bem, esse mundo também não foi feito pra mim... As pessoas no geral vão te cobrar e te pressionar para q vc seja igual ou piores do que elas..

Repare que muitas pessoas tomam decisões e vivem uma vida baseado no que a sociedade pede.....

Seja vc mesmo, faça o que vc gosta e quer, vá atrás de seus sonhos e faça o que gosta.... nesse mundo na verdade provavelmente só seus pais vão querer te vê bem
comentou 10 Set por Freak. (4,208 pontos)
Felizmente eu não sou do tipo que vai pela cabeça das pessoas, mas eu admito que a pressão às vezes me faz considerar algumas coisas, mas quando eu penso... Continuo achando que nada disso faz sentido. Não é e nunca será pra mim.
comentou 10 Set por Máscara do rock (800 pontos)
Eu sei bem como vc se sente.. tem horas que dá vontade de nem existir.
comentou 10 Set por Freak. (4,208 pontos)
Pois é... Não consigo bancar a conformada.
+1 voto
respondida 11 Set por Dilma Xanuda (21,522 pontos)
Aqui vai o melhor conselho que vc poderia receber




Eu ja fui desses que sai bastante, que se ''diverte'', mas nada me preencheu e me fez mais feliz do que Jesus
+1 voto
respondida 11 Set por Dreamy (7,997 pontos)
editado 11 Set por Dreamy
Eu a entendo e concordo contigo rs
A felicidade vem de dentro pra fora. Você não a encontra no mundo exterior superficial ou não, ou com pessoas superficiais ou não, mas no seu mundo interior.
Eu vivo no mundo, faço parte dele mas não sou dele. Não me sinto assim.. porque sinto e sei que meu lugar é com Ele. Mas enquanto estou no mundo, aproveito da forma como me faz bem e feliz e como eu faço bem e feliz ao meu próximo. Afinal não estou aqui à toa, ninguém está... Não há acasos. Não acredito nisso. A verdadeira felicidade, e o que me completa, não tem espaço pro vazio, e eu só encontrei quando conheci Jesus.

+1 voto
respondida 11 Set por Drii o mendigo (595 pontos)
sempre quando a gente é novo isso acontece, com o tempo isso passa
+1 voto
respondida 11 Set por tarantino (12,844 pontos)
você é desse mundo, só é uma sensação sua.
+1 voto
respondida 5 dias atrás por Asmodeus (747 pontos)
Então somos duas, eu não entendo como as pessoas são más, como um dia te amam, e no outro nem olham na sua cara, como um dia são seus amigos e no outro te odeiam, como um dia são fieis e no outro te apunhalam pelas costas, como tudo que seria tão simples, acaba ficando tão complicado e tão complexo?
Me dá cada dia menos vontade de ficar por aqui nesse mundo também.

Seja bem vindo ao Gloove, o mais novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!

8,707 perguntas

65,856 respostas

25,698 comentários

362 usuários

...