+6 votos
80 visitas
em Filosofia por Ouro (55K pontos)
Com refinada digo evoluída, em seu sentido biológico.

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

3 Respostas

+1 voto
por Bronze (14,4K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Considerando as reações químicas que chamamos de sentimentos, eles estão associados realmente ao prazer (satisfação) e ao desgosto (irritação), o que libera hormônios que relaxam o corpo e aqueles que provocam tensão. Quando definimos um sentimento, estamos apenas sendo específicos e trabalhando o lado racional, nosso corpo biológico está respondendo com reações químicas simples e nosso lado racional interpretando por experiências anteriores, incluindo as experiências de nossos ancestrais.

Exemplo: Saudade é um sentimento, porém um sentimento que apenas existe na língua portuguesa, em outros países pode ser definido como ausência de alguém, falta, mas especificamente saudade dessa forma, é algo que somente falantes da língua portuguesa podem compreender seu significado, já que nosso idioma é considerado um dos mais românticos para a literatura, de onde tiramos as principais definições de sentimentos.

Podemos também colocar um outro teste simples, uma pessoa com pouca instrução e contato com artes, pedindo para descrever exatamente o que ele sentiu em determinada situação, a pessoa certamente fará uma explicação muito simples como: "Foi ruim", "doeu muito", "eu queria a pessoa aqui" e outras maneiras básicas de expressar um sentimento de tristeza, no caso desgosto por não ter alguém. Agora vamos imaginar uma pessoa com boa instrução, com vivência nas artes e sentimentalismo desenvolvido, teremos nesse caso, músicas, quadros, poesias e talvez até livros.

As reações químicas foram iguais, o cérebro se comportou da mesma maneira, estresse e tensão ou então relaxamento, sendo os sentimentos descritos, apenas formas racionais de descrever situações, como elas aconteceram e como enxergamos cada momento, de acordo com nosso próprio grau de envolvimento literário.
+1 voto
por
De certa forma Veve ,
tem razão .
Porém o prazer e o desgosto não seriam também frutos de sentimentos?
por Ouro (55K pontos)
Será?
Vi um artigo de uma experiência com abelhas: colocaram açúcar numa flor azul e nada numa flor verde. As abelhas acabaram por associar a flor azul ao prazer.
Ou seja, abelhas que não sentem ódio, amor, rancor, tédio... associaram ela a ideia de prazer.
A questão foi mal formulada por mim, bom que lembrou. A ideia original era essa: seria o prazer/desgosto a origem de todos os outros sentimentos?
por
Veve
Eu fiz essa indagação pois entendi seu raciocínio , soa pra mim como a dúvida de quem veio primeiro o ovo ou a galinha .
Quanto as abelhas , são criaturas fantásticas, dizem que por sua estrutura aerodinâmica não poderiam voar, ignoram as leis e voam mesmo assim .Pra mim são fascinantes, de longe né?Pois sua picada é horrível haha
por Ouro (55K pontos)
São mesmo. A "arquitetura" por trás das colmeias são geniais ^^

A propósito...oq é Veve? '-'
por
kkk Apelido de Vader gostou?  hi hi hi
por Ouro (55K pontos)
Kkkkkk Gostei demais ^^
por Ouro (55K pontos)
Mas pega mal prum Sith -.-

shuashuas
por
Já era virou Veve kkkk num guento
Prefere Dartinho ?
por Ouro (55K pontos)
kkkkk eu tomo :D
Boa noite Dorot!
por Ouro (55K pontos)
Oq vc preferir :)
por
kkk pode me chamar de Doro e cuidado com a espada haha
Boa noitee :^
+1 voto
por Prata (25,3K pontos)
Sim, provavelmente...uma ramificação do prazer e do desgosto. Ou melhor, acho que os sentimentos são frutos das reações físicas ou psicológicas do prazer/desprazer.
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...