+4 votos
90 visitas
em Religião e Espiritualidade por Cobre (5,8K pontos)
editado por

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

4 Respostas

+2 votos
por Ouro (71,4K pontos)
Eu desconheço como derivou todo o enrolo linguístico, mas atualmente o espiritualismo e o espiritismo viriam a ser sinónimos (não o são) na linguagem comum.

Para outros é espiritualismo é uma "boa" doutrina que pode ser praticada, e espiritismo é "ruim", não deve ser praticado porque a Bíblia o proíbe.

Esta definição entra em contradição, uma vez que um espiritualista inclui que pode haver comunicação, e que a informação que se obtém é através desta comunicação, então se o espiritismo é "mau", o espiritualismo também é "mau", né.

Sou bastante ignorante na matéria, mas me chama a atenção isso que você pode ser espiritualista e não espirista (como eu disse é uma contradição, seria absurdo as definições de que existe uma que é "boa" e a outra é "ruim", é como falar que a digestão é boa, mas comer é ruim, ninguém pode fazer a digestão sem ter comido nada).
+1 voto
por Prata (27,3K pontos)
Espiritualismo é a filosofia de quem crê na comunicação com espíritos humanos desencarnados. Espiritismo é uma espécie de espiritualismo ligado à doutrina de Alan Kardec.
+1 voto
por Ouro (55K pontos)
Sou indiferente ao espiritismo. O que diferencia as religiões são o conceito de deus e a moralidade delas, mas o que me interessa nelas é esse conceito de deus. As outras coisas eu quase não procuro saber sobre.

O espiritualismo como conexão a um mundo espiritual é interessante. Discordo da existência desse mundo fora das ideias, mas acho divertido pensar sobre ele.
+1 voto
por (2,6K pontos)
Davi, a maioria nem sabe diferenciar espiritismo de espiritualismo.
Tem neopentecostal que se diz cristão, mas nem sabe o que é ser cristão e exclui os cristãos ortodoxos, apostolicos, achando que só neopentecostal é cristão.

Quanto ao Espiritismo e Espiritualismo, tanto um como o outro tem minha admiração. Pois não são impositivos, nem dogmáticos.

As crenças Espiritualistas são mais emocionais, a do Espiritismo mais racionais.

Perguntas relacionadas

+3 votos
2 respostas
+4 votos
4 respostas
+2 votos
1 resposta
+5 votos
5 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
Usuários online
...