+4 votos
79 visitas
em Curiosidade por Bronze (11,7K pontos)
editado por

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

3 Respostas

+1 voto
por Bronze (12,4K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Não vi nenhum dos dois correr, mas vi muitos filmes e documentários sobre ambos... Sobretudo, assisti "Rush", o filme de Ron Howard que mostra espetacularmente como foi a exuberante temporada de 1976, em que Niki Lauda disputou o campeonato ponto a ponto com o fabuloso James Hunt (já assistiu "Rush"? Se não assistiu, assista...É sensacional).

Lauda não morreu na pista em 1976 por um milagre... E voltou a correr em poucas semanas, o que também só pode ser colocado na conta de um milagre. Ele foi um obstinado...

Esse aspecto da personalidade de Lauda me leva a crer que ele foi melhor que Proust... Porque Lauda era tão metódico, tão cerebral e tão técnico quanto Proust, mas tinha muito mais testosterona para ir ao limite — e também a coragem para ultrapassar o limite em nome de seu objetivo. Vejo Proust como um gênio muito mais "coxinha", muito mais "mauricinho". Lauda era um gênio disposto a tudo.

Hipoteticamente, penso que se Lauda corresse no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 (como Proust) teria sido tão genial quanto foi, ou ainda mais, ao passo que Alan Proust teria sido menos vencedor do que foi se tivesse corrido nos anos 1970.

Por fim, cumpre lembrar: no único ano em que os dois correram juntos (e na mesma equipe) Lauda sobrepujou Proust... Haverá quem diga que isso só aconteceu porque Proust fez 4,5 pontos no GP de Mônaco que foi encerrado antes da hora (se a corrida fosse até o final teria marcado 9 pontos ou 6 pontos se fosse ultrapassado por Senna)... Discordo dessa avaliação... Lauda administrou confortavelmente sua vantagem nas últimas corridas... Se fosse necessário ele teria sido mais agressivo nos GP's finais (que Proust ganhou com facilidade), mas simplesmente não foi necessário.

Tudo isso, claro (sempre é bom ressaltar), apenas na minha singela opinião.

P.S.: meu pai é ardoroso fã de Niki Lauda.
por Bronze (11,7K pontos)
Esse filme eu comecei a assistir, mas achei a dublagem tão ruim que resolvi procurar legendado, revirei a internet e não encontrei, acabei deixando pra lá...

Sobre a temporada de 84 eu concordo, também não acho justo mudar um detalhe crucial como a corrida de Mônaco e contar o restante da história da mesma forma que aconteceu já que isso iria interferir em toda a sequência de fatos do campeonato (coisa dos senhores Galvão Bueno e Reginaldo Leme).

Eles correram juntos em 85 pela McLaren também, o Prost foi campeão e o Lauda ficou lá embaixo na tabela, mas já era fim de carreira para ele... Quase todo campeão termina a carreira sendo superado por alguém.
por Bronze (12,4K pontos)
Minha impressão é que Lauda disputou a temporada de 1985 já "saciado"... Correu apenas para cumprir o contrato... Ele teve suas motivações para voltar a correr em 1984, talvez houvesse alguma coisa que ele precisava fazer, ou tentar, ou experimentar ou provar (para os outros ou para si mesmo)... Enfim, alguma coisa o moveu para a pista em 1984... Ele obteve o que queria (seja já o que for) e então relaxou.
+2 votos
por Ouro (64,8K pontos)
Prost porque foi quatro vezes campeão.
+1 voto
por Bronze (21,2K pontos)
Eu sou mais fã de Nikki Lauda. Ele foi o único piloto que conseguiu um título depois de um acidente gravíssimo. E, em entrevistas, é um cara super gente boa e humilde, além de ser amigo de meu ídolo Nelson Piquet. Eu considero Lauda o melhor dos tri-campeões (vai dar briga... Kkkkkkk). Mas, apesar disso, Prost foi melhor, um dos mais completos pilotos que já houve. Na época em que ele estava em atividade, a imprensa (inclusive brasileira) era unânime em falar que ele era o melhor dos quatro grandes da época. Ele é um cara para ser comparado com Fangio, Schumacher, Jackie Stewart. Um cara antipático, mas muito competente.
por Bronze (11,7K pontos)
Vishhh... Há lugares em que se você tiver a audácia de não apontar o endeusado Senninha como o melhor da história, meu amigo...

Uma vez o Carlos Sainz deu uma declaração dizendo que "ninguém ganha título senão com o melhor carro". Aí, a maravilhosa imprensa brasileira, sempre adicionando aquele "veneninho extra" publicou: "Senna só foi campeão com o melhor carro", e colocou na conta do Sainz. E aí, as viúvas despertaram do sono e choveu de insultos ao rapaz como: "Senna venceu com uma marcha só, não o compare a nada e a ninguém, pilotinho de video game"...

Preferi não continuar lendo pois tive ânsia de vômito.

Perguntas relacionadas

+10 votos
7 respostas
perguntado 3 Set, 2018 em Curiosidade por Drii o mendigo Ouro (51,4K pontos)
+6 votos
8 respostas
perguntado 8 Mar, 2018 em Curiosidade por tarantino Ouro (56K pontos)
+5 votos
7 respostas
perguntado 22 Fev, 2018 em Curiosidade por Toalhinha Esmeraldo Cobre (6,6K pontos)
+6 votos
3 respostas
perguntado 8 Fev, 2018 em Curiosidade por Drii o mendigo Ouro (51,4K pontos)
+4 votos
3 respostas
perguntado 3 Set, 2018 em Curiosidade por Drii o mendigo Ouro (51,4K pontos)
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...