+6 votos
136 visitas
em Filosofia por Diamante (110K pontos)
Será  um defeito na formação  da personalidade.

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

5 Respostas

+1 voto
por Bronze (11,7K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Tem casos e casos. Quando se fala em "timidez", uma coisa que me incomoda muito é que quando eu vejo esse termo ser usado para se referir a outros aspectos como por exemplo: "economia da China apresentou um tímido progresso", parece que ele se refere apenas a algo discreto, pouco expansivo, que pouco se mostra.

Então, isso dá a entender que "timidez" originalmente é um termo que se refere apenas ao comportamento externo da pessoa, e não às causas internas que o levam a ter esse comportamento. Mas quando as pessoas o usam para se referir ao comportamento de alguém, faz parecer que a causa desse comportamento já está subentendida, fácil de ser decifrada, e sempre será a mesma causa, o que me faz detestar a forma como as pessoas aplicam o termo.

Então, se você pega um grupo de pessoas consideradas "tímidas", o comportamento delas é semelhante, mas os motivos que podem ter levado essas pessoas a esse comportamento são inúmeros, sozinhos ou combinados: traumas de infância, baixa auto-estima, predisposição natural, inconformismos sociais, arrogância, sensação de incompatibilidade, sensibilidade extrema, etc. ...

No que envolve o contexto da sua pergunta, pra mim ele se refere a apenas um exemplo entre tantos outros existentes, eu particularmente não acredito que toda pessoa "deva" se mostrar hiper comunicativa ou hiper falante pra não ser interpretada como "metida".
por Diamante (110K pontos)
Olá.  Digamos que o termo metida seja referente à arrogância. Introspecção  ou extroespecção . Calado demais e falante ao extremo. De qualquer modo já existe tratamento lara isso. Creio que a timidez não seja uma questão  de escolha. Boa colocação,  valeu.
+1 voto
por Prata (43K pontos)
Não. Pessoas tímidas temem situações vexatórias, desconfortáveis ou avaliações negativas.

Abraço.
por Diamante (110K pontos)
Realmente é uma condição  extremamente sofrível.
+1 voto
por Ouro (55,1K pontos)
Não, timidez não tem relação com quão metida a pessoa é. Essa característica (ser metido) tem mais relação com quem acha tímidos metidos.
A maioria das pessoas que fazem essa associação não são ou nunca foram tímidas e por isso acreditam que tímidos não interagem bem por sua própria vontade. É puro desconhecimento do que se passa na mente de alguém que é tímido.
por Diamante (110K pontos)
Realmente . Em outra questão.  Fui numa festa de amigos , só moças e rapazes e só eu estava  com sapato velho , usado. Tive vefgonha e comnisso timidez em chamar a Rosemary  para dançar  Gut gut. Mas ela veio a mim e puxou-me pelo braço.  Acho que ela tava sabendo kkkkk
+1 voto
por Bronze (13,3K pontos)
Não é isso.É que pessoas tímidas se sentem à vontade com poucas pessoas, são poucos que conseguem lhes deixar confortáveis.Essa seletividade não é questão de ser metido ou metida, é mais uma consequência que a condição da timidez causa.
por Diamante (110K pontos)
Obrigado pela gentileza.
+1 voto
por Ouro (64,7K pontos)
É nada, Djavi.  Penso que as pessoas tímidas sentem medo até de falar por medo de não agradarem as pessoas e passarem mico. Aí o medo de serem motivo de deboche, impede-as de conversar. O mesmo acontece quando precisam iniciar um diálogo com uma pessoa que estejam afim. Se a outra pessoa não tomar a iniciativa, não vai rolar nada porque o medo da rejeição é enorme.  Pessoas tímidas precisam se libertar desses pensamentos negativos que sentem em relação a eles mesmos. Acham que estão sempre observados, estão errados porque vivemos numa época em que as pessoas estão mais preocupadas com a própria vida.  Acho que uma terapia ajudaria muito as pessoas tímidas demais.

Perguntas relacionadas

+10 votos
8 respostas
+4 votos
4 respostas
+8 votos
6 respostas
+11 votos
12 respostas
perguntado 1 Dez, 2018 em Curiosidade por Mel ツ Prata (27,5K pontos)
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...