+3 votos
148 visitas
em Política, Leis e Sociedade por Bronze (12,1K pontos)

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

7 Respostas

+4 votos
por Prata (26,3K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
É uma utopia né.
Nem os maiores filmes de ficção cientifica foram levados a sério quanto o socialismo e comunismo.
+1 voto
por (4,3K pontos)
Me cite um ÚNICO sistema que deu certo, sem falhas. Se não achar algum então você escreveu besteira.
por Ouro (55,1K pontos)
"China,Cuba,União sovietica e os demais paises socialistas podem até ter tido coisas boas na historia mas provavelmente teve mais coisa ruim."

A questão é que nenhum desses países foram comunistas. Eles foram socialistas, comunistas não. Não use eles como exemplo para avaliar uma sociedade comunista! Não é a mesma coisa.
por (4,3K pontos)
Comunismo nunca existiu. Se um dia existir esse país será uma maravilha.
por Bronze (12,1K pontos)
Rússia hoje em dia nem é socialista.
China pode até se tornar uma potência mundial,mas duvido que a qualidade de vida dos seus cidadãos sejam a nível dos EUA,Nova Zelândia, Austrália,Dinamarca,etc...
por Bronze (12,1K pontos)
"Não use eles como exemplo para avaliar uma sociedade comunista! Não é a mesma coisa"
Uso mesmo, até porque o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo,logo faz parte dele também.
Pelo visto para o Crawling a única maneira de um  sistema econômico dar certo é ser perfeito,sem falhas,coisa que nao existe nem conto de fadas.
por Bronze (12,1K pontos)
Não sei como é o sistema político e econômico do Haiti, então não posso opinar.
Mas países capitalistas geralmente são melhores para se viver do que em países socialistas.
Eu preferiria muito mais viver nos EUA do que na China ou antiga união soviética.
E olha que no país imperialista monstruoso do Tio Sam tem muito mais liberdade de expressão do que muitas nações,como no oriente médio por exemplo.
+1 voto
por Ouro (71,3K pontos)
Primeiro que nada me sinto obrigado a sinalizar que nunca vimos algo que realmente se parecesse com o que Marx e Engels realmente imaginavam.

O que obtivemos foi uma oligarquia autoritária, tiránica de cima para baixo que não tinha nada a ver com respeito pelos indivíduos e suas vidas. Não estou sugerindo que o verdadeiro marxismo seja mais viável atualmente, mas, como não tenho janelas para realidades alternativas, não posso dizer com certeza que não poderia.

Acredito que, considerando todas as coisas, que a verdadeira economia marxista (com uma forte inclinação para o humanismo/direitos humanos) acabará por triunfar. A humanidade ainda tem muito para evoluír. Mas essa é apenas a minha opinião.

Bem, o coração do capitalismo é a recompensa pela produtividade, eficiencia e inventiva individual (e de grupo). Esta recompensa fortalece e encoraja o inventor, trabalhador, criador a continuar trabalhando mais para ganhar mais recompensa. O comunismo eliminou esse fator e concedeu "coisas" que sustentam a vida em uma base de "necessidade" e não de maneira de "oportunidade".

Enquanto o capitalismo fez isso imperfeitamente e com notáveis exceções, o "comunismo" nunca encontrou uma maneira de convencer a suas massas de pessoas inteligentes a trabalhar duro, inventar e acreditar de uma maneira que impulsionasse a indústria e a experiencia humana para seguir em frente.

Repito, o comunismo não se tem mostrado que funcione, seja por causa de falhas inerentes ou por causa da oposição de outras sociedades capitalistas. Rapidamente se torna autoritarismo e/ou capitalismo de Estado, o que, geralmente, resulta ruim.

Mas, o capitalismo funciona até o ponto em que se torna incompatível com a democracia, momento em que ocorre uma revolução ou um colapso democrático. Acho que estamos indo nessa direção.

Um termo médio é necessário, por assim dizer; uma sociedade capitalista em que o foco está na sociedade, não nos lucros.

Boa noite.
+1 voto
por (1,9K pontos)
Caraca que fome
+1 voto
por (3,8K pontos)
Não tem como da certo, até por que infelizmente a maioria dos lideres socialistas/comunistas querem poder e vida boa e ditaturas veladas de democracia
+1 voto
por Prata (25,5K pontos)
Não tem formas de da certo.

Primeiramente, vai contra a liberdade. Liberdade de impressa, pois crêem no controle da impressa. Não tem liberdade pessoal, pois você não pode empreender naquilo que deseja. Não ha liberdade material, não pode comprar aquilo que gosta. Não há liberdade religiosa, pois a religião é o ópio do povo.

Segundo, porque somos humanos. Até Ghandi, se virasse chefão e dono de um território todo, iria virar gangster e truculento. O poder corrompe. Você começa a ter você como parâmetro, e achar que os teus subordinados devem seguir a você e ser como você.

Terceiro, finanças:

Estados Unidos passou por uma grande crise em 29, fruto do ultra liberalismo. Mas com a indústria privada, se reergueu. O Japão e Alemanha foram destruidos pela segunda guerra, mas com a indústria privada se reergueram e são dois dos melhores do mundo.

União soviética entrou em crise...e sem indústria privada não teve onde recorrer, e começou a adquirir a indústria privada.

Até china, que tem cultura comunista, já abriu suas portas e tem indústria privada. E como são comunistas, produzem mal pra caralho.
0 votos
por Prata (35,3K pontos)
É um sonho e impossível de execução prática .
Nele se filtra a ideia de igualdade mas a partir do momento em que há um "líder" já fura a ideia .
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...