Durante décadas (que pareceram séculos) as categorias de base do Palmeiras foram relegadas a segundo plano... Não havia jogadores promissores, os investimentos eram escassos, os resultados eram pífios e os clube simplesmente não priorizava esse aspecto do negócio...
... Nos últimos anos o jogo virou... Desde que Luiz Gonzaga Belluzzo assumiu a presidência, em 2009, as categorias de base passaram a ser levadas a sério, política que foi intensificada por Paulo Nobre e depois por Galliote (com um breve interregno durante a presidência do cretino Arnaldo Tirone entre 2011 e 2012).
O Palmeiras passou décadas (que pareceram milênios) assistindo o corinthians produzir prodígios no terrão de Itaquera, o SPFC ganhar rios de dinheiro com a molecada de Cotia e o Santos fazer história com os meninos da Vila... Mas agora até neste aspecto do negócio o Palmeiras tornou-se protagonista.
O time atual só não é favorito à Copinha porque tem nada menos que 6 convocados para a Seleção Brasileira sub-20 e 1 convocado para a Seleção Paraguaia sub-20. A única preocupação é que o time profissional não tem espaço para encaixar a molecada que vem chegando aí... Por isso sou favorável a disputar o paulistinha com o time sub-20.