search
Login
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
3 votos
64 visitas
em Curiosidade 1,5K pontos

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

6 Respostas

2 votos
 
Melhor resposta
Não sempre
É mais o esforço em relação a decorar matérias e matérias...
A gente é educado pra passar em provas, não pra aprender de verdade.
Bronze 19,8K pontos
selecionada por
1 voto
Acredito que sim!
Platina 85,4K pontos
1 voto
Não acredito. Acho que quem estuda muito passa,  isso se o que tiver estudado, caia na prova porque é impossível estudar o edital completo. Dessa forma,  as provas vão ser o termômetro  que averigua o quanto você  aprendeu em relação ao que estudou.
Ouro 74,5K pontos
1 voto
Não mesmo.
1 voto
Se todos tivessem as mesmas condições de vida e facilidade pra estudar, acesso à educação de qualidade... Seria possível pensar que sim. Mas ainda assim seria controverso.
Ouro 61,1K pontos
1 voto
Provavelmente sim. Mas não da maneira que a gente espera.

Os americanos têm um tipo de vestibular chamado SAT, e pesquisas revelam que ele tem uma correlação de mais ou menos 0.8 com a inteligência, medida por testes de QI. Ou seja, estatisticamente, a inteligência prevê com certa precisão o desempenho de uma população na prova, e vice-versa. Agora, a parte do "não da maneira que a gente espera": isso não significa que inevitavelmente uma pessoa específica vá ter um determinado desempenho no vestibular porque tem um determinado QI, ou que tenha um determinado QI porque teve um determinado desempenho no vestibular. Significa que, dentro da população de estudantes em que foi realizada a pesquisa, na média, existe uma correlação entre as duas variáveis.

Ok, isso nos EUA. No Brasil, até onde sei, nunca foi feita uma pesquisa do tipo. Mas, mesmo assim, é possível pensar que, também nos vestibulares daqui (e pra cada um deles seria preciso um estudo próprio, porque são elaborados por pessoas diferentes seguindo critérios diferentes, e prestados por populações de alunos diferentes), haja uma correlação positiva entre QI e desempenho na prova: quanto mais alto o QI, melhor tende a ser o desempenho. Só não sabemos qual a força dessa correlação.

Fontes:

https://www.psychologicalscience.org/pdf/ps/Frey.pdf?origin=publication_detail

http://pss.sagepub.com/content/23/9/1000.abstract
4,9K pontos

Perguntas relacionadas

10 votos
5 respostas
http://www.iconesgratis.net/imagens/Lupas_1347_loupe1.png
perguntado 6 Set, 2017 em Humor Adiós. Diamante 105K pontos
3 votos
6 respostas
Lá é cheio de esquerdistas e na época das eleições eu tava eufórico por causa dos vídeos de canais de direita do YouTube falando de socialismo e tals, aí fiquei discutindo com algumas alunas e defendendo o Bolsonaro no grupo do prezinho, será que eles me descobriram?sem contar que já me masturbei pensando em 2 professoras de lá,e agora? tô com vergonha de aparecer lá gente.
perguntado 30 Jan em Conselhos Eternal Fantasy Bronze 12,1K pontos
4 votos
3 respostas
6 votos
9 respostas
perguntado 10 Abr, 2018 em Curiosidade Dilma Xanuda Platina 77,8K pontos
4 votos
4 respostas
perguntado 5 Jan, 2018 em Curiosidade Snevi Prata 38,6K pontos