+3 votos
46 visitas
em Filosofia por (281 pontos)

  Antes de me envolver com a história da filosofia, as idéias dos principais filósofos, sinto que preciso fazer uma parada prévia, ainda que pequena, nas áreas da Lógica e Literatura, além, é claro, nos prolegômenos (p.ex.: A Vida Intelectual, Como Ler Livros, Aprendendo Inteligência, ou seja, orientações de como ler, escrever, estudar; etc). É algo necessário ou dispensável, tendo em vista o perfil de um leitor neófito cujo objetivo é incorporar novos conhecimentos, aproximar seu entendimento das coisas à realidade com base na leitura dos filósofos e na abstração reflexiva de suas idéias ?

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

1 Resposta

+1 voto
por Ouro (71,3K pontos)
É MUITO NECESSÁRIO, MUITO!!. Tem alguns que afirmam que estudar as obras intelectuais dos outros é inútil e que se deve buscar sabedoria por conta própria. Como se houvesse algum valor em reinventar constantemente a roda, né?. A maioria dos pensamentos sábios que você pode ter enquanto não tem educação, provavelmente já tenham sido expressados por outras pessoas que eram melhor nisso, ou já foram refutados como tolos.

Saiba que para nós, como indivíduos, apenas com a leitura em obras de outros pode melhorar sua qualidade de vida (ou torná-la miserável, depende). Por exemplo, lhe garanto que sua vida será mais feliz depois de ler a carta de 'Epicuro a Meneceo', que você pode encontrar aqui; https://ecopolitica.org/carta-a-meneceo/
http://onomazein.letras.uc.cl/Articulos/4/23_Oyarzun.pdf

Obs; procure a obra em portugués, eu procurei mas não achei. Certeza que seu buscador o fará direito.

Boa noite.

Perguntas relacionadas

+6 votos
8 respostas
+3 votos
1 resposta
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...