+5 votos
23 visitas
em Curiosidade por Platina (79,1K pontos)
Na sua opinião?

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

7 Respostas

+1 voto
por Prata (31,4K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Hãaa
Primeiro que o Feminismo não é o oposto do Machismo o nome disso é FEMISMO .
Mas caso aconteça é bem mais fácil uma mulher com mentalidade atrasada se dar bem com um homem mais aberto do que o contrário porque ela não priva ele da sua liberdade .
Discordo e muito das justificativas dos meus colegas  , é possível sim um homem ser pró feminista , feminista ele nunca seria pois estaria invadido o lugar de fala de uma causa que não é sua . Porém qualquer homem com um mínimo de consciência e respeito sabe reconhecer seus privilégios em detrimento dos direitos . Talvez tenha em si pelo nosso contexto social demarcado alguma esfera do machismo que deve ser combalida até o momento em que não exista mais . Num país como o nosso onde nem 10 % das leis são redigidas por mulheres a mulheres dizer que é impossível um homem ser feminista é perpetuar de maneira mascarada o machismo.Usar o inatismo de Platão e culpar a nossa natureza para desvios de condutas neutralizados pelo nosso sistema. Os filósofos  Locke e Hume já refutaram isso mto antes de Freud existir.Ou mesmo pra quem não acredita em empirismo há as experiências de Wundt na Alemanha provando que o nosso psicológico não é uma entidade imutável mas pode ser ressignificada .

Ainda sob a ótica psicológica, desta vez no funcionalismo , dentro dos meus rasos conhecimentos o pesquisador americano William James descreve que o sujeito é formado por três ''eus'' =
O primeiro denominado eu material,composto por todas as coisas que pertencem à pessoa ,desde seu próprio corpo até roupa ,propriedades,etc ..
A segunda instância é denominada eu social e se refere às diferentes relações possíveis entre as pessoas,envolvendo os grupos sociais a que pertença,quer familiar,de lazer,religioso ou político,quer de vizinhança,trabalho,etc.Também aqui as alterações provocam sentimentos.
E por fim,o eu espiritual que envolve as capacidades intelectuais,sentimentos,vontades e faculdades psíquicas..os três ''eus'' formam o eu empírico no interior do qual esse diferentes componentes transitam,nem sempre em harmonia ( CARPIGIANI 2010 )
Olha estamos falando de um aspecto que mtos consideram imutável pelas experiências vividas,mas que pode ser alterado pela observação e raciocínio.
Quem me inseriu no feminismo foi um homem e pró feminista dentro de uma sociedade extremamente machista como a francesa ,o sociólogo  Pierre Bourdieu  através do seu livro ''A dominação masculina''.Inclusive tem uma parte do livro em que ele diz que a dominação masculina seria uma forma particular de violência simbólica . Ou seja a manutenção de um poder que se infiltra nas nossas relações,através da visão de mundo que nos é ensinada.Só que o nosso pensamento não é linear ele é cheio de oposições e dicotomias .
Essas concepções ''invisíveis'' que chegam a nós nos levam à formação de esquemas de pensamentos impensados ,ou seja, quando acreditamos ter a liberdade de pensar alguma coisa,sem levar em conta que esse ''livre pensamento'' está marcado por interesses,preconceitos e opiniões alheias ''.Uma relação desigual de poder comporta uma aceitação dos grupos dominados,não sendo necessariamente uma aceitação consciente e deliberada,mas principalmente de submissão pré-reflexiva .'' Por isso que vc vê mulher aceitando e defendendo o machismo . E não se trata apenas de gênero ,podemos expandir esse conceito à gays,negros,pobres à relação entre pais filhos também.
“um corpo politizado, ou se preferimos, uma política incorporada. Os princípios fundamentais da visão androcêntrica do mundo são naturalizados sob a forma de posições e disposições elementares do corpo que são percebidas como expressões naturais de tendências naturais.”
Perceba são visões completamente antagônicas que convergem prum mesmo raciocínio = o homem pode mudar se quiser . Eis ai a refuta mais clara da necessidade de se discutir gênero e as nossas relações sociais.
por Platina (79,1K pontos)
Ok, machismo oposto de femismo , tendi a diferença!
MAS,Teria algum oposto de feminismo especificamente?
Por exemplo sistema onde o homem reinvindica os direitos iguais das mulheres?

Não é deboche não viu? é apenas uma curiosidade, oque um homem hetero poderia querer que só a mulher tem ? seria engravidar ou o direito de ser caseiro e criar os filhos como dono de casa ( dona de casa macho), eu já conheço muitos que são assim !

Curiosidades mesmo , se teria alguma ideia do que o homem poderia reinvindica das mulheres? Por exemplo espécie de Machinismo? É meio difícil a gente achar algo que só as mulheres fazem e os homens não fazem né?
Acho que só engravidar mesmo que homem nunca vai conseguir né?
por Platina (79,1K pontos)
Belo texto !
por Prata (31,4K pontos)
Em oposição ao feminismo existe o masculinismo
Obrigada pela mr
+2 votos
por Ouro (64,7K pontos)
Mulher machista?  Tive uma vizinha de São Luís, do Maranhão que era. E sim, era casada, tinha três filhos, nunca tinha visto uma mulher tão esquisita. Homem feminista conheço alguns que tentam passar essa ideia,  mas que não me convencem, acho que bem no íntimo, a maioria sente medo da independência da mulher por se sentirem inseguros, obviamente que estão tentando passar por uma evolução de mentes se libertando de conceitos herdados na sociedade patriarcal.
por Cobre (9,1K pontos)
Poxa, falasse muito bem e bonito. DEZ !!!!
+1 voto
por Cobre (9,1K pontos)
Vai dar zebra ess RELAçÃO.  VAI ter muitos conflitos Um tem que ser humanista.
+1 voto
por Prata (25,5K pontos)
Mulher machista existem aos montes, e são elas que perpetuam o machismo. São mulheres que ofendem e destratam de outras mulheres por suas roupas ou jeito de viver. Ex:

 "Olha lá, aquela vadia, vestida daquele jeito, doida para se mostrar"

"Filha, garotas não sentam desse jeito".

"A função do marido é sustentar a casa, e da esposa é cuidar do lar".

Machistas.


Já homem feminista me parece impossível. Pode existir homem que apoia o feminismo, como eu. Assim como branco que apoia os direitos civis negreiros. Agora, tanto para saber o que um negro passa, como para saber o que uma mulher passa, é somente sendo um deles.

O homem pode ajudar a difundir a ideia do feminismo. Aproveitar do machismo, ou seja, de que homem é melhor ouvido que mulher, e então falar sobre o feminismo, ao melhor estilo Cortella. Agora, ser feminista, somente sendo mulher e sabendo o que é ser mulher.
+1 voto
por (3,1K pontos)
Eu tenho uma tia que é machista e acredito que ela não é uma exceção. Já homem feminista não existe. O que ocorre é que alguns homens apoiam o movimento feminista.
+1 voto
por Platina (75,8K pontos)
Não sei te dizer,
Não conheço ninguém cm esses caracteres rs
+1 voto
por (1,3K pontos)
Claro que pode inclusive tem muitas mulheres assim principalmente por conta da criação que tiveram.... já homem ser feminista acredito ser uma escolha da parte dele....

Perguntas relacionadas

+10 votos
4 respostas
+7 votos
4 respostas
+11 votos
14 respostas
+7 votos
18 respostas
perguntado 6 Nov, 2018 em Curiosidade por Lula Ladrão PT 13 Prata (34,7K pontos)
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...