+4 votos
101 visitas
em Filosofia por Bronze (12K pontos)
Que tipos de coisas ou realizações as pessoas costumam invejar umas nas outras?

Riqueza?,talento?, Relações socioafetivas?,Sexo? Beleza?,etc...

Quais sao os tipos mais comuns de inveja?

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

4 Respostas

+1 voto
por Ouro (71,4K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
De todas as nossas emoções feias, a inveja é provavelmente a mais proeminente e a menos prazerosa. Para pior, ampliada pelo sucesso dos "cinemas" de facebook e do instagram.

Nossa inveja só cresce quando nos comparamos com amigos, familiares e até desconhecidos.

Na verdade todos nós sentimos essa emoção, é só que alguns de nós se deixam levar.

Sempre haverá alguém mais bem-sucedido, mais bonito, mais rico, mais inteligente, mais charmoso e mais feliz do que você. Você pode ficar com raiva, ciúmes ou inveja pelo resto da vida ou se preocupar por atingir seus objetivos. É uma decisão pessoal.

É difícil não sentir inveja e ciúmes de alguém ou algo que um não tem. Não se pode fechar esses sentimentos completamente, mas eles devem ser controlados ou, melhor, usados como motivadores intrínsecos das nossas metas.

De qualquer forma, você tem que viver consigo mesmo.

Boa noite.
+2 votos
por Platina (90K pontos)
Invejam tudo, se a pessoa invejada for inteligente, bonita e bem sucedida.
Não invejam fracassados.
+1 voto
por Ouro (73,9K pontos)
Tudo aquilo q a pessoa vê no outro e gostaria de ter ou ser, mas não tem capacidade para ter ou ser.
Boa tarde
+1 voto
por
No purgatório da Divina Comédia de Dante Alighieri o castigo dos invejosos são as pálpebras costuradas nos olhos por fios de metal. Não poderiam invejar o que não podiam ver.
Desde o meu ponto de vista a inveja nasce da família do ciúme , da comparação e da insegurança.Sempre a ilusão de que o outro tem características que ainda não possuo e o ciúme em vê las desenvolvidas.Ou a atenção que recebe, dinheiro,etc.A gente se cega pelo outro .A comparação dos nossos bastidores com o palco principal de alguém.Quanta tolice A inveja deve fazer parte da nossa constituição social pois todos os seres humanos têm mas outros animais não .
Sei que quando tenho o que penso é : por que estou com ciúme de tal atitude ? Essa pessoa está me mostrando o que devo fazer pra alcançar meu objetivo?Se sim ok vamos trabalhar , mas sem comparar . Inspiração apenas não obsessão.Ele é ele e eu sou eu .
Sem encrenca.