+4 votos
29 visitas
em Filosofia por Bronze (21,5K pontos)
A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.

René Descartes

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

3 Respostas

+1 voto
por (1,8K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Não tem como falar de Descartes sem escrever muito . Porém vou tentar resumir .
Na Idade Média Igreja pretendia por meio da fé , explicar o mundo e fazer um mundo ''melhor'', pautada nessa vivência ética com leis e normas, tudo que fosse possível, dar um ''amparo '' para que o homem se tornasse bom.Porém teve uma época na baixa Idade Média , ali entre os séculos XX e XIII que ela se tornou muito dona da verdade , com perseguições , inquisições , proibições ao conhecimento e  entendeu se que ela não estava mais fazendo aquilo que propôs a fazer .Era uma das primeiras a corromper o homem ao invés de torná lo bom . Surge um grupo ali próximo ao renascentismo do humanismo renascentista , tornaram evidente a sua insatisfação dizendo que fazer um mundo melhor era papel da ética e da política e explicar a origem desse mundo papel da ciência . Mesmo a Igreja tomando para si essas atribuições .
Os chamados modernos pretendem por meio da razão fazer a mesma coisa que a Igreja fazia explicar o mundo e fazer um mundo melhor . As explicações deixam de ser teocêntricas (com Deus na frente)  para ser antropocêntricas (o homem no centro ).
Na Idade Moderna a  política sai da tutela da Igreja com Nicolau Maquiavel a ciência também sai com Galileu Galilei e ai vem todas as descobertas da América , o homem conseguiu finalmente atravessar o mundo , percebe se que a Terra é cíclica . Esses acontecimentos abrem uma gama de questionamentos à maneira como a própria Igreja trazia à população esclarecimentos ineficientes .Neste momento não, o homem vai estabelecer suas verdades pautadas na razão . Estamos no Iluminismo ou século das luzes que traz duas correntes  muito importantes : o  Racionalismo e o Empirismo .
O Racionalismo - A palavra Ratio em latim significa razão e a verdade para esta corrente é adquirida por meio da razão de maneira clara e distinta , vulgo método cartesiano  . Lembra da Matemática ela não faz experiências mas a gente não duvida do resultado dos cálculos , que muitas vezes são feitos na cabeça .
É ai que entra Descartes que é considerado o pai do Racionalismo e da Filosofia Moderna .
Ele propõe um método para se chegar a verdade que é composto por evidência ,análise , síntese e numeração .
O que é evidência ? É você tomar como verdadeiro apenas o que for claro e evidente por si, não deixar dúvidas .Isso é verdade . O que não for claro e evidente , você deve fazer uma análise ou seja dividir parte por parte .Com isto , analisa , resolve o problema, junta as partes separadas , se faz uma numeração para não ver se ficou faltando nada .Ou seja o Descartes era criterioso , o próprio nome já diz ele é metódico .
Depois vem o Empirismo que vai questionar e dizer que a razão não basta , precisa de experiências e essa disputa só vai ter fim lá na frente com Kant . Mas isso, é outra história..
por Bronze (21,5K pontos)
+1
Eu e apego ao Grande Renê.  Lendo uma vez, ele moribundo com seu discípulo. Alguém batia, queria vé-lo . Ele morrendo, de tanto insistirem ele mandou dizer. Diga A ele que estou morrendo e se quiser me ver que vá para o inferno kkķkk

Em outra parte,  ele sabatinado , começou assim. Sinto-me petrificado.... É jamais eu esqueci o seu discurso.

Esses livros antigos, a Filosofia de berço. Me ajudou muito a pensar ,  a decidir o rumo da minha vida. É até hoje, uso a Filosofia como lema, uso a verdade, a lógica e a razão. Faço comparações e estudo.
Engraçado que me torna sensível, que me emocionante com desenhos animados. Por trás de um livro ou um filme tem uma mente, uma pessoa.

Certo tempo da minha vida : Eu estava formando a minha personalidade e estava cbeio de achismo. Foi quando uma tia percebeu e me deu uma aula sobre comportamento do ser humano enquanto gente. Então eu pude trilhar um caminho, feito exclusivamente por mim.
Minha própria filosofia.
Obrigado pela aulaz eu que sou totalmente empírico.
Bye.
por (1,8K pontos)
Entendo
Bye
por Bronze (21,5K pontos)
Valeu!!
por (1,8K pontos)
Obrigada pela mr , Djavi .
por Bronze (21,5K pontos)
Por nada !!
Bye.
+2 votos
por Platina (76,9K pontos)
Só sei, que nada sei ..... Sócrates
por Bronze (21,5K pontos)
Esse princípio,  aguça a nossa curiosidade.
Valeu, Dra. Cacau.
Bye.
0 votos
por Ouro (63,3K pontos)
Das minhas leituras e aprendizados fico com a alegria de Charles Chaplim..meu eterno ídolo que fez a frase de minha cabeceira:
"A vida é importante demais pra ser levada a sério"
E poucos entendem o significado real dessa frase...pois não significa de maneira nenhuma, levar a vida na flauta e sim com muita responsabilidade, mas com alegria no coração..

outra frase que gosto muito..veja que máximo..

"Falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que  me sorria"... (Charles Chaplin)
poderia ficar até amanhã falando das frases dele
por Bronze (21,5K pontos)
Frases lindas. A primeira sempre escuto você dizer.
Bye.
por Ouro (63,3K pontos)
falo isso a mais de 10 anos....kkk..e mais que falar eu vivo isso...tu sabe
por Bronze (21,5K pontos)
É perde o amigo e ñ perde a piada kkķkk
É maestria , também kkkkk
Há há há há, grandes coisas .

Perguntas relacionadas

+7 votos
5 respostas
perguntado 14 Mai, 2018 em Filosofia por Gato preto, de Beco Prata (28,9K pontos)
+7 votos
2 respostas
+4 votos
3 respostas
perguntado 27 Jul, 2017 em Curiosidade por Belly Cobre (9K pontos)
+12 votos
9 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...