
Sumário
Para que serve o SEO on Page?
Antes de mais nada, vamos entender para que serve o SEO on Page. O objetivo do SEO on Page é tornar o conteúdo do seu site e do seu blog mais fácil de entender para os motores de busca, para que assim que eles possam entender melhor do que se trata e classificá-lo de forma mais eficiente e relevante para os usuários ao realizarem suas pesquisas. Entretanto o SEO on Page não é voltado apenas para os mecanismos de busca, mais também tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário ao navegar no seu site, tornando-o mais fácil de usar e gerando uma maior conexão e consequentemente maior engajamento.
A Velocidade é importante para o SEO on page?
 
- Otimizar imagens: As imagens grandes podem afetar o tempo de carregamento da página. É importante otimizar imagens reduzindo seu tamanho e usando formatos de imagem mais eficientes, como JPEG ou PNG. preferencialmente utilize um plugin profissional de otimização de imagens e opte pelo formato de última geração “webp”.
- Minimizar o uso de plugins e widgets: Plugins e widgets trazem muitos recursos úteis para o site ou blog, mas em contrapartida, o uso excessivo destes recursos, afetam o tempo de carregamento da página. Por isso você deve minimizar o uso de plugins e widgets desnecessários para assim, melhorar o tempo de carregamento.
- Usar um CDN: Um Content Delivery Network (CDN) é um sistema de entrega de conteúdo que distribui o conteúdo de um site para servidores em vários locais. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de carregamento da página para usuários que estão distantes do servidor principal do site. O uso de CDNs é ideal para aqueles sites que tem muito tráfego e principalmente quando este trafego vem de varias localizações.
- Otimizar a estrutura do código: A estrutura do código das páginas afeta diretamente o tempo de carregamento, por isso ter uma estrutura do código otimizada é crucial para um bom desempenho. Você pode usar ferramentas e plugins para comprimir (minify) o código HTML, CSS e JavaScript e consolidar arquivos de código em um único arquivo, além disso estas ferramentas são capazes de organizar a sequencia de carregamento destes códigos, para que a página fique disponível o mais rápido possível para o visitante. Um dos melhores mais usados para esta função é o WP Rocket.
Estes são semente alguns dos itens mais importantes que você precisa levar em consideração para ter uma site ou um blog bem otimizado. Lembre-se que tudo se baseia na experiência do seu usuário (visitante).
Quais os Tópicos mais importantes do SEO on Page?
 
- Título da página: O título da página é importantíssimo, pois é a primeira coisa que os usuários veem quando fazem uma pesquisa nos motores de busca. Lembre-se de incluir a palavras-chave relevante ao seu conteúdo no título da página para ajudar os motores de busca a entenderem o conteúdo da página.
- Descrição de meta: A meta descrição é nada mais do que uma breve resumo do conteúdo da página, diferente do excerpt (Resumo) que é o texto que aparece no seu blog, a Meta Descrição aparece nos resultados da pesquisa, logo abaixo do título. Você também deve incluir a palavras-chave do seu conteúdo na meta descrição para ajudar ainda mais aos mecanismos de busca entenderem do que se trata seu conteúdo. Além disso é a Meta Descrição que vai fazer os usuários decidirem se vão clicar para ler o seu artigo ou seu conteúdo.
- Palavras-chave: As palavras-chave são termos que ajudam aos mecanismos de busca entenderem para quem eles vão mostrar o seu conteúdo, por isso faz parte do SEO on Page fazer um bom planejamento de palavras chames e temas relevantes para o seu conteúdo. Ao escrever seu conteúdo lembre-se de usar sua palavra-chave foco com naturalidade mais com frequência, usando também sinônimos e variações no plural. Dessa forma os motores de busca vão entender melhor o assunto chave do seu conteúdo.
- Tópicos: Como já dito anteriormente a estrutura do texto é fundamental, organizar seu conteúdo em uma sequencia lógica e bem dividida vai torna-lo mais fácil de entender não só pelos buscadores como pelos seus leitores. E ai que entram os tópicos. Os Tópicos são usados para dividir o conteúdo em seções lógicas e ajudam os usuários a entender a estrutura do conteúdo. É importante incluir palavras-chave relevantes nos cabeçalhos, sem exagero, para ajudar os motores de busca a entender o conteúdo da página. Lembre-se que o ideal é que cada tópico se conecte um com outro gerando um fluxo de leitura agradável e lógico.
- Imagens: As imagens auxiliam na experiência do usuário, deixando os textos mais agradáveis, textos logos tendem a ser cansativos e o uso das imagens vai torna-lo mais leve dando uma pausa na leitura. Lembre-se que otimização tem tudo haver com SEO on Page, Logo saber otimizar suas imagens é crucial, pois elas auxiliam os motores de busca a entender o seu conteúdo, por isso use sempre as tags ALT da imagem para identificar do que ela trata. Inclua também sempre que possível descrição na imagem e use palavras-chave relevantes nos nomes de arquivo.
- Links internos: Os links internos, como o próprio nome já diz são links que levam o usuário para outras páginas do mesmo site ou blog. O uso dos links internos, gera uma fluidez na navegação e ajuda não só aos visitantes a ver conteúdos complementares como também mostra aos mecanismos de busca como seu conteúdo esta estruturado e organizado. Além disso ao criar links internos você esta passando autoridade de página atual para as páginas que você esta criando a ligação. Procure incluir as palavras-chave relevantes nos textos de ancoragem dos links internos, para que os mecanismos de busca compreendam melhor o que é este conteúdo sendo referenciado.
Links quebrados podem Prejudicar meu Site/Blog?
 
- Erros de rastreamento: Como dito anteriormente, os links quebrados podem impedir que os motores de busca rastreiem corretamente o seu site, o que vai afetar negativamente o ranqueamento do seu site. pois para os mecanismos de busca o seu site não vai fornecer uma boa experiência para o seu usuário.
- Baixa experiência do usuário: Pode ser redundante, mais é importante dizer que os links quebrados não são só mal vistos pelos mecanismos de busca, mais pelos seus usuários também. O excesso de links quebrados vai criar uma experiência ruim para os seus visitantes, já que eles podem ser levados a páginas não encontradas ou erros, com isso os visitantes saem do seu blog ou site e consequentemente aumenta a sua taxa de rejeição. Logo não deixe links quebrados. se um conteúdo não existe mais redirecione o mesmo para conteúdo similar ou para a página inicial do seu site.
- Redução do tráfego: Parece óbvio, mais links quebrados nos resultados de buscas para páginas indexadas que são excluídas e não são redirecionadas, vão gerar uma péssima experiência para os seus visitantes ao acessarem o seu conteúdo, logo os mecanismos de busca vão começar a notar que seu conteúdo não gera uma boa experiência para o usuário e isso leva a uma redução no tráfego recebido.
- Prejuízo na autoridade do site: os links quebrados também podem afetar negativamente a autoridade do seu site, já que estes links estrão passando autoridade para conteúdos mortos, e não vão mais contribuir para o fluxo de navegação do seu conteúdo.
Como dito SEO on Page não é só se preocupar com conteúdo mais com a estrutura, pois ela influencia diretamente a experiência do usuário. Logo para evitar problemas estes e outros problemas causados por excesso de links quebrados, você deve monitorar regularmente o seu site ou blog para identificar e corrigir quaisquer links quebrados existente. Claro que você pode fazer isso manualmente, verificando cada página individualmente, ou usando ferramentas de verificação de links quebrados, como o Google Search Console ou o Ahrefs. Ao encontrar links quebrados, você precisa corrigi-los ou redirecioná-los para páginas relevantes no seu site para garantir que os visitantes e os motores de busca possam continuar com a fluidez na navegação ou se não tiver mais o conteúdo redirecione para a página home.
Conclusão
Para se tornar um Especialista em SEO, é crucial que você tenha um bom conhecimento de SEO on Page, otimizações de Conteúdo e de Página. O SEO on Page é tão ou mais importante que o SEO off Page, pois é ele que mais vai influenciar como os robôs dos buscadores, ao interpretarem seu conteúdo, vão classifica-lo. Por isso é importante que você nunca descuide da SEO on Page do seu blog, mantendo uma estrutura confiável, seus plugins e temas sempre atualizados, seus conteúdos otimizados e use as ferramentas certas para te auxiliar no seu trabalho.
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Este artigo O que é SEO on Page e como fazer corretamente?, é foi referenciado anteriormente no blog Especialista em SEO
 
 
 
